Semana do Brincar registra grande participação e adesão da população em Várzea Paulista

Educação - Destaques Destaques Notícias

‘A Natureza no Brincar’, tema deste ano, destaca a importância de brincar ao ar livre e diminuir o uso de telas por parte das crianças; programação vai até 1º de junho

Desde segunda-feira (22), Várzea Paulista tem vivido uma série de atividades lúdicas e educativas em equipamentos municipais de saúde, educação, desenvolvimento social e cultura. A Semana do Brincar, cujo tema deste ano é “A Natureza no Brincar”, mostra a importância de brincar livremente para o desenvolvimento das crianças. Segundo a articuladora municipal do programa Primeiríssima Infância, a médica pediatra Dra. Luciana Brandão Valentini, o saldo tem sido bem positivo e o resultado acima do esperado.

Após um período de restrições por conta da pandemia de Covid-19, em anos anteriores, a volta de um volume considerável de ações presenciais registra uma grande participação de pais e outros responsáveis pelas crianças, junto dos próprios pequenos, nas ações propostas e realizadas pelos professores, médicos, assistentes sociais e demais profissionais da Prefeitura envolvidos: muitas brincadeiras ao ar livre, oficinas, palestras, rodas de conversa, etc.. “A cada ano, a gente nota que a Semana do Brincar se supera. A adesão está cada vez maior e eu fico muito feliz. O balanço que faço é muito positivo. E que venha a Semana do Bebê, em agosto!”, comemora a médica.

Em uma das diversas ações realizadas, a servidora municipal teve, nesta sexta-feira (26), a oportunidade de promover brincadeiras e conversar com pais de pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vila Santa Terezinha sobre o reflexo extremamente positivo de brincar com os filhos e, assim, evitar o excesso do uso de telas, como lembra o tema deste da Semana do Brincar.

“Falei com os pais sobre a importância do brincar na natureza. É essencial o brincar e a diminuição das telas na vida da criança. Com esse tema, a gente conversa, explica para os pais a importância da interação, da brincadeira em família e da diminuição do uso de telas”, relatou Valentini.

Outra atividade de destaque foi realizada na escola Professora Palmyra D’Almeida Rinaldi (Parque Guarani), na última quinta-feira (25). Alunos da unidade escolar se caracterizaram, cada um a seu modo, e fizeram uma divertida brincadeira, com roupas, penteados e outros itens diferenciados.

O que ainda vem por aí?

O movimento internacional Aliança pela Infância propôs o tema ‘A Natureza no Brincar’ para 2023. O Comitê Gestor da Primeiríssima Infância da cidade e a Prefeitura acolheram a ideia e adotaram o tema para a Semana do Brincar. Vêm sendo desenvolvidas atividades pela Unidade Gestora de Saúde por meio das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família); Unidade Gestora de Educação, por meio dos Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica); Unidade Gestora Executiva de Cultura, com a Musicarte (Escola de Música e Arte); e Unidade de Desenvolvimento Social, por meio do Programa Criança Feliz.

A programação vai até 1º de junho. Confira destaques do que ainda será realizado.

Musicarte

Sexta-feira, 26/05

Brincadeiras de roda: professora de canto coral, Débora Lupianhe

Das 14:00 às 15:30 — canto coral infantojuvenil (7 a 17 anos)

A aula de canto coral será baseada em cantigas, por meio das quais é possível brincar, e desenvolver audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas populares estimulam a memória das crianças, as habilidades de comunicação e a compreensão de mundo, estreitando novos relacionamentos e criando momentos de afeto com amigos e familiares, por exemplo.

Sexta-feira, 26/05, das 15:30 às 16:30

Brincadeiras musicais para bebês e mães: professora de canto coral, Débora Lupianhe

O objetivo é utilizar elementos musicais, que são naturalmente prazerosos para os bebês, para estimular um pouquinho seu desenvolvimento, mas, essencialmente, ter uma atividade de qualidade para o bebê e desenvolver o laço afetivo entre mãe e bebê, com atividades que geram prazer a ambos. Serão estimuladas a dança e produção de sons com o corpo.

Dentro da barriga, o bebê vivia em movimento e já brincava — o movimento ritmado é algo familiar e prazeroso para ele.

Endereço: Avenida Manoel Gonçalves, 200 — Jardim Primavera.

UBS Santa Terezinha

Sexta-feira, 26/05, à tarde

Resgate da Natureza: grupo de adolescentes da UBS.

01/06, de manhã

Reciclagem: Crianças, adolescentes e servidores da unidade.

Endereço: Rua São Paulo, 84.

Centro Comunitário da Vila Real

30/05, às 14h30

Sling: atividade do programa Criança Feliz, com acessório que aproxima a mãe e o bebê.

Endereço: Rua Bilak, 233.

USF Vila Real

Sexta-feira, 26/05, das 7 às 16 horas

Atividades temáticas com pediatras Dra. Marcela Freire e Dra. Marcela Cavalcante.

Endereço: Rua Montes Claros, 30.

UBS Jardim Buriti

26 de maio, das 7 às 16 horas

Distribuição de cartilhas com atividades e cantigas de rodas.

UBS Jardim América III — todos os dias, das 7 às 16 horas

Certificado de vacinação para as crianças

Incentivo para os pequenos se vacinarem contra a Covid-19 e demais doenças, enaltecendo a coragem delas encararem a agulhinha. Após se vacinarem, elas levam o certificado, que tem imagens de heróis, para casa.

Endereço: Rua Itapevi, 140 — Jardim América III.