Aluna de Várzea Paulista vai para a Alemanha participar de Festival de Cinema

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Educação - Destaques Notícias

Letícia Silva, estudante e moradora de Várzea Paulista participou do programa Imagens em Movimento e criou com seus colegas de sala um curta-metragem

Em primeiro de junho, Letícia da Silva, de 13 anos, aluna da Escola Estadual Armando Dias no Jardim Paulista, embarcará para a Alemanha para participar do festival de cinema “À nous le cinema!”, em Frankfurt. Em conjunto com seus colegas de sala, Letícia criou um curta-metragem chamado “Vírus”, por meio do Programa Imagens em Movimento (PIM). O filme aborda os malefícios que o uso excessivo da tecnologia pode trazer e como isso impacta as relações sociais e experiências pessoais.

Letícia se diz muito ansiosa para a experiência. “Eu nunca estive na Alemanha e nem fora do país antes. Estou muito ansiosa e ao mesmo tempo nervosa, são milhares de emoções misturadas, são momentos que vão ficar marcados na minha memória. Espero adquirir mais conhecimento e conhecer novas culturas. Fico muito feliz e emocionada por ter essa oportunidade única”. Ela embarcará com uma estudante que vem da Bahia, as duas alunas representarão o projeto, suas escolas e o país.

O encontro reunirá estudantes, educadores e cineastas integrantes de organizações de 15 países que trabalham e se dedicam ao cinema e ao audiovisual. Entre as presenças confirmadas está o premiado diretor alemão, Wim Wenders.

Programa Imagens em Movimento

Segundo o produtor do projeto na cidade, Thiago Moreira Santos, a iniciativa chegou até o município em 2022, por meio da união da Unidade Gestora de Educação com a Diretoria de Ensino Regional, inicialmente em nove escolas. Em 2023, quatro escolas estaduais foram selecionadas e o programa renovou sua parceria com a empresa Elekeiroz. As escolas estaduais Armando Dias, Lavínia Ribeiro Aranha, Idoroti de Souza Alvarez e Irmã Maria de São Luiz foram as selecionadas para receber o projeto esse ano na rede pública.

O objetivo do projeto é trazer para o currículo escolar da rede pública brasileira, a experiência crítica e criativa das artes, com oficinas gratuitas que se baseiam em metodologias únicas e inovadoras.

O professor, ator e cineasta, Daniel de Almeida Santos, diz que o PIM faz com que seja possível mudar o olhar a respeito da educação. “O projeto dialoga efetivamente com o que acredito, em direção para um mundo melhor. Tenho certeza que Letícia fará um excelente uso dessa oportunidade para sua vida, e principalmente trazendo na bagagem esse impacto para sua realidade em Várzea Paulista e em seu território. Eu digo a todos que vibro de amor por cada um, e que Letícia foi a escolhida, mas que estaremos todos indo”, declarou.

A pedagogia do PIM é baseada no incentivo ao protagonismo das crianças e dos adolescentes ao longo do processo artístico, que objetiva proporcionar um ambiente de acolhimento e reflexão que as estimule a produzir conteúdos audiovisuais a partir de suas próprias histórias, sonhos, questionamentos, favorecendo a representatividade, a noção de pertencimento e a intervenção na realidade.