PAT Itinerante é inaugurado no Fundo Social de Solidariedade

Sem categoria

Ação visa aproximar o serviço do Posto de Atendimento ao Trabalhador dos munícipes de outras regiões da cidade

Na terça-feira (23), foi inaugurado o PAT Itinerante no FUSS (Fundo Social de Solidariedade) de Várzea Paulista. Essa ação é uma parceria entre a Unidade Gestora de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Fazenda, e a Unidade Gestora de Desenvolvimento Social. O objetivo da iniciativa é agregar novas oportunidades aos serviços já oferecidos pela unidade.

No primeiro dia de atendimento, o prefeito professor Rodolfo Braga esteve presente e ressaltou a importância da parceria entre as unidades. “Nosso PAT já gerou mais de cinco mil empregos. Com essa ação, a tendência é que possamos reduzir a taxa de desemprego e proporcionar independência financeira para os cidadãos que mais estão precisando”, destacou.

O gestor de Desenvolvimento Social, Leandro Marques explicou que o objetivo da ação é agregar novas oportunidades aos serviços que já são oferecidos pela unidade.

Vagas de emprego mais perto da população

O PAT Itinerante oferecerá serviços como cadastro de currículos, encaminhamento para processos seletivos e orientações sobre o seguro-desemprego. A ação é realizada em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade (FUSS) e o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) das regiões norte e oeste.

Fernando Pasqualino, vice-prefeito e gestor de Desenvolvimento Econômico, destacou que a pasta tem como objetivo futuro investir na capacitação dos munícipes. _“Quando você investe na capacitação do trabalhador, você aumenta suas chances de conseguir um emprego. Através disso, você melhora a qualidade de vida não só dele, mas de todos que dependem do cidadão”, ressaltou.

Durante a ação, diversas pessoas foram atendidas e se beneficiaram do programa. Um exemplo é Nathália Haíde, moradora do Jardim América, que saiu do PAT Itinerante com uma entrevista de emprego agendada. “Eu estava há seis anos desempregada porque tinha que cuidar do meu filho pequeno. Agora que ele cresceu, posso voltar ao mercado de trabalho, estou muito contente com a iniciativa, ajudou muito”, falou.

Como concorrer as vagas?

Para concorrer às vagas disponíveis no PAT Itinerante, que são as mesmas oferecidas no Facilita, os interessados podem conferir o site da Prefeitura de Várzea Paulista, no seguinte link: https://portal.varzeapaulista.sp.gov.br/governo/unidades-gestoras-municipais/desenvolvimento-economico/pat/. O trabalhador interessado em uma vaga pode se dirigir aos pontos de atendimento do PAT, levando um documento com foto nos dias e horários de atendimento.

Além disso, é possível cadastrar o currículo de um familiar. Maria Cristina, moradora da Vila Santa Terezinha, foi até o posto de atendimento e cadastrou o currículo do irmão desempregado. “Fiquei muito feliz com a novidade, vai ajudar muita gente”, disse.

Também estiveram presentes na ação o Gestor Executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Carlos Ferreira de Souza, o gestor executivo de Gabinete, Flávio Spinucci e o servidor Clodoaldo da Silva, do núcleo de assessoria de Desenvolvimento Social.

Confira o cronograma de atendimento do PAT Itinerante:

Fundo Social – Pedro Poloni, 36 – Centro

•Atendimento toda primeira, terça-feira do mês, das 9h às 12h;

CRAS Norte – Rua Capivari, 405 – Vila Real

•Atendimento toda segunda, quarta-feira do mês, das 9h às 12h;

CRAS Oeste – Avenida Bertioga, 781 – Vila Tupi

•Atendimento toda terceira, quarta-feira do mês, das 9h às 12h.