Maio Laranja: Prefeitura promove cartilha educativa para conscientizar pais e alunos sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Destaques Desenvolvimento Social - Destaques Educação - Destaques Notícias

Ação na CEMEB Professora Juvelita Pereira da Silva ocorre em conjunto entre as Unidades de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e contou com a presença do prefeito

Na sexta-feira (19), foram distribuídas em todas as escolas da rede municipal, cartilhas que conscientizam as crianças de maneira lúdica e interativa sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações que vem sendo feitas durante todo o mês de maio, é uma parceria entre as unidades gestoras de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

Na CEMEB Juvelita Pereira da Silva, na Vila Real, o prefeito professor Rodolfo Braga, foi recepcionado com muitos abraços e cartinhas escritas pelas crianças, e destacou a importância da discussão sobre o tema. “Nossas crianças e adolescentes precisam ser protegidas. No Brasil, mais de 500 mil crianças são vítimas de violência e exploração sexual, esse cenário precisa mudar! A conscientização e o debate dentro da escola e dentro de casa é fundamental”, declarou.

A gestora de Educação, Magali Souza, parabenizou as unidades escolares pelos trabalhos desenvolvidos durante esse mês de conscientização. “Parabenizo a toda equipe escolar pelo trabalho realizado. A educação por meio das escolas se apresenta como importante espaço para dialogar sobre o assunto e orientar as crianças sobre formas de prevenção e proteção, para juntos combatermos qualquer forma de abuso e violência contra as crianças”, ressaltou.

Conscientização é a chave

A campanha nacional contra o abuso e exploração de menores se intensifica no mês de maio, mas a discussão permanece durante todo o ano. “Com a conscientização intensificada, estamos trabalhando com base na prevenção. Os conselhos tutelares e os CREAS têm profissionais capacitados para receber as denúncias, e contamos também com a participação popular nessa questão, é muito importante que todos fiquem atentos e denunciem! A violência vem de quem nós menos esperamos”, declarou o gestor de Desenvolvimento Social, Leandro Marques.

A cartilha foi desenvolvida pelas técnicas do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Juliani e Nathália, e contada para as crianças de maneira lúdica pela técnica Verônica. As crianças cantaram uma música que ensaiaram durante a semana com as professoras, que ressalta a importância da denúncia, e também realizaram atividades em casa com seus pais.

A aluna Suellen, de 8 anos contou o que aprendeu com as atividades. “Eu aprendi que não posso deixar ninguém me tocar, e que se acontecer tenho que contar para minha mãe e para a professora”.

Também estiveram presentes na ação, a diretora de Projetos Especiais, Vani de Paula, a diretora de ensino, Gislene Santos, o servidor de Desenvolvimento Social, Clodoaldo José da Silva e a diretora da CEMEB Juvelita, Ana Claudia Torres e membros do Conselho Tutelar e CREAS.

Faça sua parte

Para denunciar esses crimes, ligue para o número 100, acesse o site ouvidoria.mdh.gov.br, ou entre em contato pelo Telegram: Direitoshumanosbrasilbot.

A Prefeitura disponibiliza uma rede de proteção às crianças e adolescentes; veja os meios de contato e outras informações sobre esses equipamentos e do próprio Conselho Tutelar, órgão autônomo de defesa dos direitos dos menores: http://tiny.cc/n967vz (clique nos ícones dos Serviços, na parte inferior da página).