CEMEB São Miguel Arcanjo recebe formatura do programa Bombeiro na Escola

Educação - Destaques Destaques Notícias Segurança Pública - Destaques

Ação com alunos do 4ºAno ensina sobre como agir em situações de acidentes domésticos com atividades interativas e divertidas.

Na segunda-feira (22), a CEMEB São Miguel Arcanjo, no Jardim América IV, recebeu a formatura dos alunos do 4º ano do programa Bombeiro na Escola. A iniciativa é uma parceria entre a Unidade Gestora de Educação com o Corpo de Bombeiros de Várzea Paulista, que visa trabalhar a prevenção de acidentes domésticos, acidentes de trânsito, afogamento e noções de cuidados com fogo e gás de cozinha.

O bombeiro educador Cabo Brito, que ministra as aulas, se diz muito grato pela oportunidade de disseminar a informação. “É uma experiência muito marcante para mim. Poder difundir todo o meu conhecimento para as crianças, e receber esse carinho de volta é muito gratificante” declarou.

Segundo o gestor executivo de educação, Geraldo Spolli, o programa tem como principal intuito salvar vidas. “As crianças aprendem a identificar os perigos no dia a dia e levam esse conhecimento para dentro de casa. Nosso objetivo é fazer parcerias! Parceria com a família, com a comunidade, com tudo que leve conhecimento” destacou.

Cerimônia

Durante a cerimônia de formatura as crianças cantaram o hino nacional e o hino de Várzea Paulista. Foram escolhidos cinco alunos de cada sala, considerados os destaques do programa para receber uma medalha e todos os participantes ganharam um certificado de conclusão; as crianças fizeram o juramento do programa, e cantaram a música tema da ação.

A cerimônia contou com a presença do professor de educação física, Sérgio Corradin, a diretora de projetos especiais, Vani de Paula, a diretora da escola, Denise Ap. Souza, a diretora de ensino, Gislaine C. dos Santos e o gestor executivo de Educação, Geraldo Spolli.

Programa marca a memória dos alunos

Os alunos contaram com a presença dos pais e responsáveis, o que tornou o momento ainda mais marcante. A aluna Priscila Mendes da Silva, de 10 anos, disse que o momento foi muito especial. “Foi muito legal, eu aprendi a não brincar perto do fogo, sobre afogamento e quando que preciso ligar para os bombeiros. Fiquei muito feliz da minha mãe estar aqui” disse.

Além disso, as crianças conheceram de perto o caminhão do Corpo de Bombeiros com a presença da mascote Faísca, que agitou toda a escola.

A mãe de um dos alunos, Bruna Cristina, disse que gostou muito do programa e que a filha trouxe esse conhecimento para dentro de casa, o que vai ajudar toda a família. “Mostrou que os bombeiros não são só em caso de incêndios. São várias situações de emergência que eles nos ajudam” disse.

Próximo passo

A Prefeitura de Várzea Paulista vai levar o projeto para outras escolas da rede e as próximas CEMEBs a receber o Programa Bombeiro na Escola, serão Juvelita Pereira da Silva e Anísio Teixeira.