Prefeitura renova termos de fomento à Apae e celebra 25 anos da escola Monteiro Lobato

Destaques Notícias

Instituição atua em Várzea Paulista, educando e desenvolvendo alunos com deficiência, de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos I a V); Prefeitura entrega cartões da pessoa com deficiência simbólicos e implantará serviço em breve na cidade

Na tarde desta sexta-feira (19), a Prefeitura de Várzea Paulista participou da comemoração dos 25 anos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monteiro Lobato, na quadra da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade. A escola presta ensino de qualidade, dentro da Apae, a alunos com necessidades especiais. Representantes da administração municipal e Apae formalizaram a continuidade de dois termos de fomento, para investimento nas atividades da associação, e fez a entrega simbólica de cartões das pessoas com deficiência, inovação a ser implantada em breve, atendendo todos os munícipes com deficiência comprovada medicamente.

O prefeito professor Rodolfo Braga enalteceu o grande trabalho da Apae do município, que é referência nacional, e destacou que a cidade é uma das 18 — entre as 645 do estado — a contarem com uma pasta municipal específica para as pessoas com deficiência. O administrador celebrou a evolução da Apae e da escola Monteiro Lobato e informou pretender que a administração municipal, em seu mandato, fique para a história como a que mais investiu na Apae; atualmente, o repasse anual da Prefeitura à associação ultrapassa os R$ 3 milhões.

Braga sublinhou a grande competência do diretor administrativo da Apae, Luiz Garcia, que completa 25 anos de dedicação à casa e lhe deu um presente, em nome da Prefeitura. “Você é maravilhoso, uma referência para todos nós. Obrigado pela competência, ajudando tanto a fazer da Apae de nossa cidade uma referência nacional. A qualidade dos funcionários da instituição é muito grande. Parabéns à Apae, a Monteiro Lobato, à escola que leva seu nome e a todos os presidentes da associação ao longo da história!”, elogiou o prefeito.

O cartão da pessoa com deficiência é fruto de um trabalho da Unidade Gestora Municipal da Pessoa com Deficiência, após projetos de lei dos vereadores Alex Godoi e Robertinho Almeida.

Momento histórico e de muita festa

A presidente da Apae da cidade, Valdilene Silva, acolheu e cumprimentou todos os pais, alunos, autoridades e demais presentes, e lembrou a importância de todos os envolvidos na construção da longeva e bem consolidada história da escola Monteiro Lobato, tão bem demonstrada com as apresentações artísticas que o público apreciou. “É uma linda comemoração. Hoje estou presidente e me sinto muito honrada. Quero devolver em dobro todo o carinho que recebo desde o primeiro dia em que aqui entrei. Todos podem contribuir. Agradeço a todos que fizeram, fazem e farão parte desta infinita instituição”, afirmou.

A dirigente regional de Ensino de Jundiaí, Valdete Melo, representante estadual de educação na cerimônia, enalteceu que a Apae de Várzea Paulista e a escola Monteiro Lobato são referência. Ela destacou o trabalho sério realizado por todos e enalteceu, em especial, o diretor Luiz Garcia.

A gestora municipal de Ensino, Magali Souza, também reconheceu a qualidade do trabalho desempenhado pela escola, na garantia de direitos, bem-estar e acolhimento de quem tem necessidades educacionais especiais. Ela também fez questão de citar a dedicação do diretor, que recebeu diversas homenagens ao longo do evento e, visivelmente emocionado, ressaltou a família representada pela Apae da cidade e agradeceu o trabalho de todos os envolvidos, inclusive as autoridades municipais que auxiliaram a instituição ao longo da história.

Entre as demais presenças marcantes na festa, estiveram o vice-prefeito Fernando Pasqualino, os gestores municipais de Desenvolvimento Social, Leandro Marques; da Pessoa com Deficiência, Adriano Pavan; de Governo e Administração e, interinamente, da Saúde, João Paulo Souza; o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notario; e a fundadora da Apae da cidade, Jeanette Gut.