Pit stop conscientiza motoristas e pedestres sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Destaques Desenvolvimento Social - Destaques Notícias

Ação no centro de Várzea Paulista, foi feita por profissionais da Prefeitura e Conselho Tutelar; programação do Maio Laranja inclui diversas iniciativas de conscientização na cidade

Na quinta-feira (18), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Várzea Paulista recebeu um pit stop de conscientização sobre o combate a esses crimes. A ação foi realizada no centro da cidade, em faixas de pedestre próximas ao Chácara Mall, com a participação de diversos profissionais da Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Tutelar.

“Nós abrimos a faixa, para dar visibilidade, distribuímos material informativo a motoristas e pedestres, tiramos dúvidas e prestamos orientações”, relatou a coordenadora do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Oeste, Fabiana Vieira da Cunha Souza (à direita, na foto acima).

A iniciativa faz parte da programação do Maio Laranja na cidade. A campanha nacional contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes intensifica essa discussão e conscientização ao longo do mês. A Prefeitura tem realizado várias ações desde o dia 4 de maio, quando debateu o Maio Laranja e deu início às atividades programadas para o mês, como rodas de conversa em equipamentos de desenvolvimento social, panfletagem, etc..

No dia 18, também houve uma entrega de panfletos de orientação nas imediações do Cras Oeste e comércios locais, feita pela equipe do próprio Cras. Pedestres, motoristas e consumidores receberam o material e puderam ter outras informações.

Já foram distribuídas aproximadamente 20 mil publicações informativas. Parte delas são cartilhas com atividades infantis para os alunos de todas as escolas municipais, conteúdo que vem sendo trabalhado por professores nas salas de aula. Os demais materiais são os mesmos entregues no pit stop, que foram distribuídos nos equipamentos de desenvolvimento social e escolas estaduais da cidade.

Uma das atividades de destaque foi realizada com todos os alunos da Escola Estadual Professora Lavínia Ribeiro Aranha, do Jardim Bertioga, na última quarta-feira (17). A palestra remota para conscientizar os jovens foi realizada, em conjunto, pelo Cras Oeste, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Bertioga e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Faça sua parte

Para denunciar esses crimes, ligue para o número 100, acesse o site ouvidoria.mdh.gov.br, ou entre em contato pelo Telegram: Direitoshumanosbrasilbot.

A Prefeitura disponibiliza uma rede de proteção às crianças e adolescentes; veja os meios de contato e outras informações sobre esses equipamentos e do próprio Conselho Tutelar, órgão autônomo de defesa dos direitos dos menores: http://tiny.cc/n967vz (clique nos ícones dos Serviços, na parte inferior da página).