Várzea Paulista realiza semana de eventos em apoio à Luta Antimanicomial

Sem categoria

Debates, caminhada pela cidade e participação de passeata em São Paulo marcam a presença dos servidores varzinos

Durante toda a semana, a Prefeitura de Várzea Paulista por meio da Unidade Gestora de Saúde promoveu uma semana repleta de eventos em apoio à Luta Antimanicomial. As ações contaram com a participação dos trabalhadores da área da saúde mental e fomentou a conscientização sobre o tema.

Entre as atividades, estão debates com os servidores, oficina de cartazes e caminhada pelo centro da cidade. Além disso, no dia 17 de maio, os servidores da saúde protagonizaram um Cine Debate, no qual discutiram o processo de trabalho em saúde mental e o cuidado. O encontro ocorreu no anfiteatro da Praça CEU e contou com a exibição de um documentário sobre a renomada médica psiquiatra Nise da Silveira. No mesmo dia, os adolescentes e adultos usuários dos CAPSs do município assistiram ao filme Bicho de Sete Cabeças e debateram sobre a vivencia de cada um e o cuidado de hoje e o de antigamente.

Já no dia 18 de maio, data que marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, os servidores da Saúde Mental de Várzea Paulista mostraram seu engajamento participando de um ato simbólico na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. A manifestação teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da luta contra o preconceito e a exclusão das pessoas que sofrem de transtornos mentais.

Essa semana de eventos em Várzea Paulista proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre a saúde mental e o cuidado das pessoas que enfrentam transtornos psiquiátricos. Com isso, a Unidade Gestora de Saúde e os servidores da saúde mental reforçam seu compromisso em combater o estigma e promover a inclusão.