Saúde em movimento: CAPS promove caminhada em favor da luta antimanicomial

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Trabalhadores, usuários e familiares carregaram cartazes que promoviam a conscientização sobre o movimento.

Na última terça-feira (16), trabalhadores, familiares e usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), promoveram uma oficina de cartazes e uma caminhada pelas ruas de Várzea Paulista. A caminhada partiu da Praça CEU, no Jardim do Lar em direção à Avenida Fernão Dias Paes Leme. A ação foi realizada com o apoio da Unidade Gestora de Trânsito, em favor da luta antimanicomial.

Os cartazes, que foram produzidos em uma ação conjunta dos trabalhadores e dos usuários apresentaram uma série de frases que remetem a conscientização sobre o movimento e a resistência, reforçando o princípio de que essas pessoas precisam ser tratadas de forma humana, sem privá-las do convívio em sociedade.

O objetivo do movimento é combater o preconceito e discriminação das pessoas com sofrimento mental e promover um tratamento livre e saudável.

CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial, é fruto de um longo processo de luta social que se estabeleceu com a reforma psiquiátrica, em 2001. O perfil de cuidado dos CAPS segue a linha dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principal base a liberdade, igualdade e integralidade. Esse modelo vem substituindo os manicômios, que seguem princípios excludentes, e vem cada vez mais incentivando o convívio com a família e a comunidade para que essas pessoas sejam tratadas com dignidade.