Encontro de Cultura Caipira e 16º Encontro de Companhias de Santos Reis ocorre dias 27 e 28 de maio

Destaques Cultura e Turismo - Destaques Notícias

Entre as novidades, está o novo local da tradicional festa folclórica de Várzea Paulista; público poderá curtir muita música, comidas típicas, feira de artesanato e outras atrações

Neste ano, Várzea Paulista terá o 16º Encontro de Companhias de Santos Reis, tradicional festividade da cidade, unido ao Encontro de Cultura Caipira, para resgatar e fortalecer uma das identidades culturais varzinas: o modo de vida caipiras. Os dois encontros serão realizados no último final de semana de maio, dias 27 e 28 de maio, com diversas atrações organizadas pela Unidade Gestora Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo. O público poderá curtir as festas no Clube de Campo da Cica, novo local a receber o evento de Santos Reis, tão conhecida marca registrada do município.

Haverá praça de alimentação de comidas típicas caipiras, feira de artesanato e bastante cultura, na forma de música, dança e muito mais.

O Encontro de Cultura Caipira será no dia 27, das 11 às 22 horas. O evento promoverá a cultura tradicional caipira, tão presente e viva em Várzea Paulista, com várias atrações:

duplas sertanejas, viola caipira, Orquestra de Violeiros, roda de causos e muita animação, valorizando os artistas da cidade e região.

No dia seguinte, 28 de maio, das 8 às 19 horas, o 16º Encontro de Companhias de Santos Reis virá com uma missa campal, celebrada pelo padre Renilton Fontes, da futura paróquia São Benedito, apresentações das companhias de Várzea Paulista e cidades convidadas, além da apresentação da Família Du Catira, grupo tradicional de catira e patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, e o show da famosa cantora, musicista e violeira Adriana Farias.

Como um grande encerramento do evento, a partir das 17 horas, o show de Adriana vai mesclar composições próprias com clássicos caipiras já consagrados. A ideia é unir o útil ao moderno, de forma extremamente cuidadosa por parte da artista, na escolha das músicas e sons empregados ao longo da apresentação. A música gosta de inovar, sem esquecer as raízes inspiradoras de sua carreira. Ela também apresenta o “Viola Minha Viola Especial” da TV Cultura, e é jurada do “Canta Comigo”, na Hora do Faro, da Record.

Programação:

Sábado, dia 27 de maio

12h: Matheus Mafra;

13h: Passeio tradicional a Cavalo, com concentração no Rancho Pé de Serra (Edi), no bairro do Mursa, com destino ao Encontro de Cultura Caipira e 16º Encontro de Companhias de Santos Reis, no Clube de Campo da Cica;

13h30: Renato Mesquita & Osvaldo Oliveira;

15h: Lucas & Mesquita;

16h30: Trio Magoga;

18h: Paulo Victor & Rafael;

19h30: Gabriel Neto & Gustavo;

21h: Mateus Giaretta & Gabriel.

Domingo, dia 28 de maio

8h: Missa Campal com Padre Renilton;

10 às 16h: Apresentação de Companhias de Santos Reis;

12h30: Apresentação Família Du Catira;

17h: Show da violeira Adriana Farias.