Escola municipal de música faz orquestra com materiais recicláveis

Destaques Cultura e Turismo - Destaques Notícias

Projeto visa estimular a musicalização e sustentabilidade com as crianças

A escola de música de Várzea Paulista, Musicarte, oferece uma oficina a seus alunos que une a musicalização e sustentabilidade através dos instrumentos. O projeto tem por objetivo despertar o interesse das crianças pela música e ao mesmo tempo promover uma conscientização ambiental.

No lugar dos tradicionais violões, flautas e tambores, as crianças têm a oportunidade de tocar instrumentos criativos e sustentáveis. Garrafas plásticas são transformadas em encantadoras flautas, latas se tornam tambores rítmicos e até mesmo sementes, se tornam chocalhos.

As aulas são conduzidas de maneira lúdica e interativa, com atividades musicais práticas que estimulam a criatividade e o aprendizado dos pequenos músicos. O professor Otiniel Alves, que dirige o projeto, destaca o quanto a iniciativa pode aproximar a família e dar a todos um senso ambiental. “Quando você apresenta a possibilidade de ter um instrumento musical feito com materiais que já temos em casa e com recursos que a própria natureza nos proporciona, você consegue explorar a musicalidade daquela criança e faz com que ela leve essa ideia para seus pais, proporcionando uma interação familiar que aproxima”, destacou.

O professor ainda incentivou que as famílias reproduzam a ideia em suas casas, reaproveitando embalagens plásticas e de alumínio, tampas de garrafas e canos de PVC, auxiliando no desenvolvimento musical infantil, coordenação motora e ensinando desde já a importância da reciclagem.

Crianças aprovam a iniciativa

A aluna Lorena, de 8 anos, ficou muito animada com o projeto. “O que eu mais gosto é de tocar a flauta de cano, a aula é muito legal, e eu também gosto de tocar em casa com meu pai”, disse a pequena música.

A escola está sob coordenação de Thiago Costa, com apoio da diretora de cultura, Marli Petean.