Serviço especializado em abordagem social ativa é implantado

Governo e Administração - Destaques Desenvolvimento Social - Destaques

Veículo conta com equipe técnica exclusiva, que percorrerá pontos de Várzea Paulista e fará busca ativa a pessoas em situação de rua, para permitir acesso às políticas públicas

Na Praça Castro Alves, nesta quarta-feira (10), foi implantado o Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) em Várzea Paulista. Trata-se de um conjunto de trabalhos vinculados ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) na busca ativa, com uma van reformada pela Prefeitura, de pessoas em situação de rua, possibilitando que acessem as políticas públicas disponíveis e saiam de condições degradantes como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, etc.. Várzea Paulista contará com um serviço como o Seas pela primeira vez em sua história.

“É um equipamento móvel para levar políticas públicas de assistência social nos bairros do município”, destacou o prefeito professor Rodolfo Braga. Segundo a coordenadora do Creas e do Seas, Sueli Ramos Romeiro, uma equipe foi montada exclusivamente para o novo serviço, contando inclusive com as duas monitoras sociais contratadas em janeiro deste ano, após concurso público. Uma assistente social liderará os trabalhos, voltados a crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas idosas e famílias que utilizam espaços públicos como ambiente para moradia e/ou sobrevivência. Anteriormente, era mais difícil chegar a essas pessoas, por não haver uma equipe apenas para esse tipo de atendimento.

“Nosso objetivo é garantir o acesso dessas pessoas às políticas no município, como saúde, assistência social, educação, documentos, reinserção na família ou mesmo o abrigo delas em instituições especializadas”, explica ela.

A equipe atua de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e em outros dias e horários nos quais o atendimento emergencial se fizer necessário, como, por exemplo, na feira noturna do centro da cidade, nesta quarta-feira.

Atendimentos fazem a diferença

O gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, cita exemplos de pessoas que serão atendidas pelas abordagens. Entre elas, estão possíveis crianças trazidas por adultos de outros municípios para o trabalho infantil, que, obviamente, é ilegal. “A gente precisa desse serviço especializado para identificar onde estão os pontos focais”. O levantamento citado por ele já vem sendo feito e será aprimorado com o Seas. “Esse serviço vem acolher essas pessoas. Nossa equipe vai até o local, faz a triagem desse pessoal, identifica de onde é, a situação de cada um, se algum tem interesse em retornar à família”, explica Marques.

Segundo o gestor, a equipe especializada também atuará na conscientização dos comerciantes, para que cooperem e prestem as informações requisitadas, já que, muitas vezes, crianças e adolescentes não passam os dados corretos ao serem abordados por servidores da Prefeitura, e isso é fundamental para que recebam o atendimento adequado, que incluem até mesmo entrar em contato com a Prefeitura da cidade na qual residem, caso não sejam varzinos. A ideia é que o Seas seja cada vez mais fortalecido e ampliado.

Também estiveram na entrega da chave da van a diretora de Operação Especial da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, Vanessa Cassiano, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Angela Aparecida dos Santos.