Biblioteca solicita devolução dos livros em atraso

Cultura e Turismo - Destaques

Mais de 200 títulos não foram devolvidos ao órgão municipal. Prefeitura entrará em contato por carta e telefone com os leitores

A Biblioteca Municipal de Várzea Paulista Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini solicita que os leitores que emprestaram livros e ainda não os devolveram, para que entrem em contato com o órgão municipal. De acordo com um levantamento realizado pela biblioteca, mais de 200 livros estão em atraso desde 2019.

Para regularizar a situação, os leitores que possuem livros emprestados devem entrar em contato com a biblioteca e realizar a devolução. Caso o livro tenha sido perdido ou sofrido algum dano, é necessário comprar uma nova edição para devolver à biblioteca. Somente com a devolução dos livros em atraso é possível realizar um novo empréstimo.

Segundo a responsável pela Biblioteca, Ivanilda Solar, muitas pessoas vão à biblioteca procurar um livro específico, mas acabam não o encontrando porque ele não foi devolvido pelo leitor anterior. “Cada título da biblioteca é um patrimônio municipal catalogado, e a não devolução dos livros prejudica o acesso da comunidade ao acervo. A devolução dos livros em atraso é uma atitude de respeito aos outros leitores”, diz.

Contato com os leitores em atraso

Além de solicitar que os leitores entrem em contato, a Prefeitura de Várzea Paulista também encaminhará correspondências para quem está com os livros em atraso e fará contatos telefônicos. A medida visa sensibilizar os usuários da biblioteca sobre a importância da devolução dos livros para a preservação do acervo e o acesso da comunidade ao conhecimento.

A biblioteca é um espaço fundamental para o desenvolvimento educacional e cultural da população, e é importante que os leitores sejam responsáveis pelo empréstimo e devolução dos livros.

A Biblioteca Municipal está localizada na Avenida Ipiranga, 151 – Centro – Espaço Cidadania. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. O telefone de contato é 4595-3554.