Lançamento da Cidade Mirim dá início ao Maio Amarelo em Várzea Paulista

Destaques Educação - Destaques Notícias Trânsito - Destaques

Escola Erich Becker (Cidade Nova II) foi a primeira a receber o projeto, um dos destaques do mês de ampla conscientização pela vida no trânsito; mais de 6.500 alunos serão contemplados até o fim do ano

Nesta sexta-feira (5), o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, Várzea Paulista registrou o lançamento das ações do Maio Amarelo deste ano, com a implantação do projeto Cidade Mirim. A quadra do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Erich Becker, no bairro Cidade Nova II, sediou a cerimônia, encerrada com a primeira volta de alunos municipais de bicicleta pelo amplo circuito de aprendizado lúdico sobre as leis de trânsito. O projeto é fruto de uma parceria entre as Unidades Gestoras Municipais de Trânsito e Educação.

Ao longo do ano, todos os 6.534 alunos dos Anos I a V do Ensino Fundamental, ofertados pela Rede Municipal de Ensino, poderão percorrer o espaço, em sua própria escola. Cada criança faz o percurso, que simula Várzea Paulista com os prédios da Prefeitura, Câmara Municipal, Unidade de Trânsito, o futuro Hospital Municipal, agora em construção, e o Corpo de Bombeiros. A direção é feita em uma bicicleta, de forma orientada por agentes de trânsito da Prefeitura, para que as crianças obedeçam às sinalizações como as de preferência, sinal de Pare e o que fazer a cada cor do semáforo.

O gestor municipal de Trânsito, Marco Bueno, destacou que o Maio Amarelo é um movimento por um mês de orientação, chamada de atenção e, principalmente, preservação de vidas. Nesse sentido, a Cidade Mirim, desejo do prefeito professor Rodolfo Braga antes mesmo dele ocupar o cargo e projeto que faz parte do plano de governo, é mais uma ferramenta importante na conscientização infantil, que refletirá na formação de cidadãos mais conscientes no trânsito. O gestor agradeceu o trabalho de todos os envolvidos. “Crianças, hoje, são pedestres e passageiros, mas um dia serão motoristas. A conscientização tem que começar agora e temos focado bem no trabalho com os pequenos”, afirmou Bueno.

Cidade do futuro

O vice-prefeito Fernando Pasqualino ressaltou sua felicidade por participar da ação e parabenizou todos os profissionais envolvidos no projeto. De acordo com o vice, conhecer a cidade de forma simbólica, a Cidade Mirim, vai ajudar as crianças a valorizarem Várzea Paulista e a vida no trânsito. “É importante que vocês conheçam cada ponto da cidade, para ajudar a cuidar dela. Que possam dizer aos seus pais ‘Não jogue lixo para fora do carro, respeite a faixa de pedestres, porque esta é a minha cidade, que vocês construíram e vou deixar para meus filhos’. Aproveitem e parabéns a todos os envolvidos no projeto, que é fantástico!”, afirmou.

Pasqualino também destacou o olhar diferenciado do prefeito professor Rodolfo Braga à educação, pelo fato de ser professor, o que fica claro, segundo Pasqualino, com a realização de uma iniciativa como o Cidade Mirim e nas obras para melhorias estruturais em todas as escolas municipais.

A gestora municipal de Educação, Magali Souza, agradeceu o empenho da Unidade Gestora de Trânsito em mais uma importante parceria e o espaço aberto pela escola. A administradora destaca a importância dos professores para o sucesso das ações pretendidas. “Futuros adolescentes e adultos, são o berço no qual devemos depositar toda a orientação, toda a instrução para que sejam responsáveis pela vida de vocês e dos outros”. Na avaliação dela, o conhecimento transmitido às crianças sobre as leis de trânsito possibilitará que elas ajudem os adultos a cumprirem essas normas. “Com um gesto simples, de atenção, de educação, é possível salvar vidas, que é o que importa para todos. Muito obrigado pela atenção de vocês! Eu tenho certeza de que vão aprender se divertindo, e serão os grandes fiscais do papai e da mamãe no trânsito”, finalizou.

Participações

O vice-diretor da escola, Filipe Pires, representou a diretora Keli de Lima, e foi acompanhado por várias outras autoridades, como, por exemplo, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notario, o gestor executivo municipal de Trânsito, Oséas Martins, os diretores municipais de trânsito da cidade, Fabiano Lima e Sueli Ortiz, o gestor municipal da Pessoa com Deficiência, Adriano Pavan e a diretora de Projetos Especiais, Vani de Paula.