Aplicativo de mobilidade urbana chega a Várzea Paulista para melhorar o transporte público do município

Trânsito - Destaques

App permite que os munícipes consigam saber todos os detalhes sobre o ônibus e o trajeto; o programa também tem a opção de acessibilidade e está disponível para download nas lojas Google Play e App Store

Nesta sexta-feira (28), a Unidade de Trânsito, em parceria com a empresa Rápido Sumaré, promoveu a apresentação de um aplicativo que visa a facilitar a locomoção dos munícipes pela cidade, o Cittamobi, app gratuito e muito moderno de mobilidade urbana. O objetivo é promover a melhoria no transporte, pois com ele os munícipes conseguem saber o ponto mais próximo, quanto tempo o ônibus vai demorar e como está o trânsito, porque ele mostra tudo em tempo real.

Além de todas essas qualidades, o programa ainda tem a opção de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e está disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

Confira detalhes sobre o aplicativo gratuito que já está disponível na versão mobile para Android e iOS, e está em pleno funcionamento;

Configurações para uso do app

• Ativar o acesso à internet (dados móveis ou Wi-Fi);
  • Ativar a localização;
  • Não é recomendável utilizar o aplicativo com o modo economia de energia ativo.

Previsão dos horários

• Consulta rápida dos pontos de embarque da cidade;
  • Previsões atualizadas em tempo real;
  • Distância de deslocamento até o ponto mais próximo.

Roteirizador

• Digite a informação desejada no campo de busca: Linha ou endereço de destino;
  • Acesso às melhores rotas com trajetos para planejar o deslocamento;
  • O melhor trajeto de um ponto a outro, utilizando o transporte público.

Facilidades

• Acompanhe a sua viagem até o ponto previsto para o desembarque;
  • O Cittamobi ainda te avisa quando estiver chegando para não perder o ponto.

Acessibilidade | Comandos via voice over

• Aplicativo desenvolvido para a realidade da pessoa com deficiência visual;
  • Informações sobre veículos adaptados promovendo independência às pessoas com comprometimento motor.

Autoridades celebram importância do novo aplicativo

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, lançar esse aplicativo de mobilidade urbana na cidade é importante pois o poder público tem que usar todas as tecnologias para o crescimento da cidade. “É importante usarmos a tecnologia para que possamos criar políticas públicas eficientes. Agora, com o aplicativo, você consegue acionar o app e tem em suas mãos o horário que o ônibus vai passar, além de conseguir acompanhar o trajeto dele até você e até o local de desembarque, assim facilitando a vida de quem utiliza do transporte público”, disse.

Para o gestor municipal de Transporte Público e Trânsito, Marco Bueno, a implementação do aplicativo tem vários pontos positivos. “Com o app, o munícipe consegue se programar para sair, pois agora ele sabe se o ônibus vai atrasar, ele consegue até se programar para a hora que ele quiser voltar pra casa, pois sabe o momento exato que o ônibus vai passar, assim economiza tempo”, comentou.