Operação Estiagem é intensificada na cidade

Segurança Pública - Destaques

Órgãos que atuam na proteção ambiental se unem para combater as queimadas

Devido ao longo período de estiagem, o clima seco favorece o grande número de queimadas. A unidade Gestora de Meio Ambiente e GCM Ambiental (Guarda Civil Municipal), por meio da Defesa Civil, uniu-se com o Corpo de Bombeiros Militar e o Grupamento de Bombeiros Voluntários em uma operação que tem como objetivo reduzir a quantidade de ocorrências de queimadas neste período.

A parceria visa a melhorar o tempo de resposta nos chamados, visto que a cidade tem vários focos de incêndio. Além do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil Municipal e os Bombeiros Voluntários contam com uma picape de combate as queimadas que vai facilitar e agilizar a chegada aos locais.

Ajude a prevenir incêndios e queimadas

O chefe de turno da Defesa Civil, Ernesto Aparecido Giugni (Juninho), informou que em duas semanas foram atendidas cerca de dez ocorrências de incêndios e salientou a importância de não colocarem fogo em lotes e terrenos com fins de limpeza pois além dos danos ambientais, um incêndio fora de controle pode ocasionar interrupção no transporte público, na distribuição de energia elétrica e agravar casos de pessoas com problemas respiratórios.

Mesmo que o terreno seja de quem está ateando fogo, é considerado crime ambiental passível de multa.

Descarte correto de materiais

Caso precise descartar materiais de seu terreno, a cidade conta com o Ecoponto, para que seja realizado o descarte correto e consciente. Confira o que pode ser no local e outras informações sobre o serviço: https://shre.ink/QkUX. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Unidade Gestora de Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, pelo telefone (11) 4606-8666 ou pelo e-mail meio.ambiente@varzeapaulista.sp.gov.br. O atendimento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Se presenciar algum incêndio, entre em contato com a Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) e Guarda Municipal (153), a denúncia pode ser feita de maneira anônima.