Projeto Aprender a Estudar Textos apresenta excelentes resultados do município

Educação - Destaques

Ação tem como objetivo dar condições didáticas para que o processo formativo seja um ambiente colaborativo e seguro, desta forma as discussões temáticas colaboram para a integração dos alunos

O Projeto Aprender a Estudar Textos, tem como objetivo dar condições didáticas para que o processo formativo se torne um ambiente de estudo e diálogo, promovendo análise diante das temáticas apresentadas, havendo a integração dos alunos. Por conta disso, segunda-feira (17), o projeto apresentou os resultados do trabalho direcionado, feito em 2022 com os alunos do 4° do Ensino Fundamental de Várzea Paulista. Os encontros foram feitos pela parceria da Unidade Gestora de Educação, junto com o Laboratório de Educação (Labedu) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) a fim de enriquecer as práticas de leitura.

Segundo a gestora municipal, Magali Souza, a iniciativa vem ao encontro dos objetivos e metas da Educação Municipal. “O percurso formativo alia teoria e prática com estratégias para serem desenvolvidas em sala de aula que contribuem para o desenvolvimento da leitura dos alunos visando o sucesso escolar deles”, disse.  “A formação é diferencial, pois ela dá atenção ao papel da coordenação pedagógica junto ao professor em sua atuação em sala de aula, desta forma permitindo um acompanhamento e integração das ações e resultados” finalizou.

A diretora do Laboratório de Educação, Nicole Paulet Piedra, comentou que o trabalho tinha como foco ajudar as crianças a se apropriar dos textos. “Nós do laboratório desenvolvemos as metodologias, em 2022 estávamos procurando um município que aceitasse e tivesse condições de fazer a pesquisa e implementar a iniciativa. A rede municipal se interessou e criou condições para que fosse possível executar a ação”, disse. “A pesquisa, aconteceu antes e no final de formação por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), eles coletaram dados comparando o ensino de Várzea Paulista e de outro município similar, os resultados mostram que as crianças varzinas, especialmente as crianças que começaram o ano com o menor desempenho, se desenvolveram muito mais com o seminário”, relatou.

Próximo passo

Em 2023, o Projeto Aprender a Estudar Textos seguirá nas escolas, para os estudantes do 5° ano do ensino fundamental de toda a rede municipal.