Em noite histórica, Várzea Paulista conquista a Unidade Gestora da Pessoa com Deficiência

Governo e Administração - Destaques Pessoa com Deficiência - Destaques

Cidade é a primeira da região a criar um órgão de primeiro escalão voltado a esse público; Gestor Adriano Pavan está grato, feliz e motivado

Várzea Paulista vive um dia histórico. A Prefeitura oficializou, nesta segunda-feira (17), a posse de Adriano Pavan, conhecido como Adrianin, na função de gestor municipal do novo órgão municipal: a Unidade Gestora da Pessoa com Deficiência. É a primeira cidade da região a criar um órgão de primeiro escalão exclusivo para pessoas com deficiência. A cerimônia foi realizada no auditório da Praça CEU, com a presença de autoridades municipais e estaduais, pessoas com deficiência e outros importantes representantes da população e da sociedade civil.

Com grande experiência na área, Pavan se mostra extremamente animado para aumentar cada vez mais a qualidade de vida e o acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas no município.

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, por sua vez, fez questão de externar a satisfação por ver realizada uma das prioridades da administração municipal. “A nova unidade será muito importante para dar amparo jurídico às famílias das pessoas com deficiência de nossa cidade (atualmente, existem cerca de 6.800 pessoas com deficiência no município). Elas precisam do empenho por políticas públicas estaduais e federais, por parte de nosso novo órgão, para, assim, serem viabilizados investimentos para atender com maior rapidez às demandas das pessoas com deficiência”, destacou.

“Que essa unidade nos ampare e ajude nesse sentido, para acolhermos cada vez todas as famílias da cidade que necessitam desse apoio do poder público”, complementou o prefeito.

O gestor empossado pelo prefeito tem muita história na defesa dessa parte da população. Na luta pelos direitos das pessoas com deficiência há quase 15 anos, Pavan é pai de Leonardo, 14 anos (à esquerda do prefeito, na foto acima), que possui deficiência desde o nascimento. O gestor foi representante municipal da então deputada federal Mara Gabrilli, política atuante na luta por esse público, e trabalhou voluntariamente como diretor financeiro da Apae da cidade, instituição renomada que atende alunos com deficiência.

Após toda essa trajetória e anos como vereador, o gestor se mostra muito feliz, agradecido e motivado, e enxerga no novo cargo o seu maior desafio. “Estou com uma grande expectativa de transformação e implementação de novas políticas públicas que atendam às demandas das pessoas com deficiência na cidade”, afirma o gestor.

Gestor quer união de esforços

O novo gestor quer atuar em conjunto com a sociedade civil e outros órgãos da Prefeitura para a consolidação e ampliação dos direitos das pessoas com deficiência na cidade, além do aumento da visibilidade desse público. Para ele, a cidade precisa garantir a acessibilidade em todos os locais públicos e privados para facilitar o acesso das pessoas com deficiência à saúde, educação, lazer, cultura e trabalho.

Pavan, que contará com o fundamental auxílio da gestora executiva municipal da Pessoa com Deficiência, Sueli Martins, e da diretora da pasta, Talita Moreira, quer aumentar a conscientização da população para a inclusão social das pessoas com deficiência. A mudança de comportamentos e atitudes é fundamental para uma cidade mais inclusiva, na avaliação dele.

Outro ponto destacado pelo administrador empossado é a importância da educação e formação de profissionais de diversas áreas poderem lidar com essas demandas de forma mais adequada.

O principal representante da nova unidade gestora quer total apoio do CMPD (Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência) e da sociedade civil como um todo, para discutir e encaminhar propostas de melhorias das políticas públicas de inclusão social.

Prefeito enaltece trabalhos na cidade e espera que unidade traga novos frutos

O professor Rodolfo Braga fez questão de ressaltar o trabalho de Talita, atual presidente do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Talita Moreira, e que, com seu cargo na Prefeitura, ajudou a viabilizar conquistas recentes para as pessoas com deficiência, e também citou o trabalho de excelência, reconhecido nacionalmente, pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade.

O mandatário elencou trabalhos feitos pelo poder público para beneficiar as pessoas com deficiência, como a conquista recente de um veículo adaptado para a Unidade Gestora de Saúde, convênio da Prefeitura com a Apae, criação do CMDPD e do Ceapede (Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência) e um convênio com a Ateal que zerou a fila de espera por aparelhos auditivos.

Ele conta com o trabalho da Unidade da Pessoa com Deficiência para a conquista de uma cidade ainda mais acolhedora e inclusiva. “Cabe a nós oferecer o que podemos ao próximo. Você vai seguir querido pela população, após seu trabalho já feito como vereador, e será ainda mais feliz por servir a ela agora no novo cargo”, disse ao novo gestor. “Esta é uma administração com planejamento, metas e resultados. Então, vamos ao trabalho!”, finalizou.

Presenças

Entre as várias presenças importantes na solenidade, destacam-se o vice-prefeito da cidade, Fernando Pasqualino; a presidente da Apae da cidade, Valdilene Silva; o diretor escolar da Apae varzina, Luiz Garcia; o chefe da Casa Civil, João Paulo Souza; o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notario; os representantes do deputado estadual Tenente Coimbra e do deputado federal Jonas Donizete; o relações institucionais da escola Anchieta, professor Nelson Figueiredo Filho; a vereadora de Campo Limpo Paulista Kesley Foresto; e Crisóstomo de Faria Júnior, cadeirante com ampla história de luta pelas pessoas com deficiência do município.