Saiba como solicitar cartão do idoso e para pessoa com deficiência em Várzea Paulista

Destaques Notícias Trânsito - Destaques

Prefeitura disponibiliza o benefício gratuitamente. Solicitação deve ser feita na Unidade Gestora de Trânsito

Tanto o Cartão de Estacionamento de Idoso, como o Cartão para Pessoa com Deficiência (DeFis) são benefícios disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura de Várzea Paulista para seus cidadãos. Ambos são uma autorização para o estacionamento de veículos na via pública conduzidos pelo titular ou pessoas que o transportem em vagas regulamentadas e devidamente sinalizadas para essa finalidade.

Pré-requisitos para a solicitação

– No caso do Cartão do Idoso, o solicitante deve ter idade mínima de 60 anos e residir em Várzea Paulista;

– O Cartão DeFis é para pessoas com deficiência que residem em Várzea Paulista.

Regras de utilização do Cartão de Estacionamento

– Só pode ser usado pelo titular;

– Apenas o original deve ser usado, não sendo autorizado a utilização de cópias;

– Por questões de segurança o nome do titular fica localizado na parte de trás do cartão;

– O titular poderá utilizar o cartão em qualquer veículo, não importando quem é o proprietário ou o motorista;

– Os cartões podem ser utilizados nas vagas sinalizadas em locais privados como shoppings, supermercados, bancos, etc.

Solicitação

– Cartão do Idoso: Levar cópia do RG/CPF ou CNH, cópia do comprovante de endereço no nome do idoso;

– Cartão DeFis: Cópia do RG/CPF ou CNH, cópia do comprovante de endereço no nome da pessoa com deficiência, cópia do laudo médico recente. Caso o solicitante seja menor de idade é necessário apresentar os documentos dos pais ou responsáveis.

A solicitação deve ser realizada na Unidade Gestora Municipal de Transporte Público e Trânsito, localizada na Avenida Bertioga, 881 – Vila Tupi.

Representante Legal

Caso o solicitante não possa comparecer à Unidade de Transporte Público e Trânsito, um representante legal pode retirar o requerimento e devolver devidamente assinado e com os documentos necessários no mesmo local.

Renovação

No caso do Cartão do Idoso, não é necessário realizar a renovação, pois a validade do mesmo é por tempo indeterminado. Já no caso do Cartão DeFis, a validade depende se a deficiência é recuperável ou não.