É muito importante ficar atento à data de fabricação e validade e tomar vários outros cuidados para não sofrer golpe ou colocar em risco a saúde de ninguém
O Procon de Várzea Paulista traz orientações importantes para os consumidores que estão em busca de ovos de Páscoa. É necessário atentar a uma série de detalhes para não cair em nenhum golpe ou mesmo colocar a saúde em risco. Confira:
Antes de adquirir o produto, compare os preços, avalie seu orçamento e custos adicionais, em casos de frete (compras on-line) ou deslocamento ao ponto de venda. Outro cuidado a ser tomado é em relação aos rótulos: verifique se ele contém identificação do fabricante, data de fabricação e validade, peso, composição, informação de risco à saúde e segurança. Nos casos de ovos com brinquedos, os selos de inspeção federal e do Inmetro devem estar na embalagem, além da faixa etária do brinquedo, tomando sempre os cuidados adequados com peças muito pequenas que possam ser engolidas pelos pequenos.
Caso a compra seja feita virtualmente e o produto divirja do escolhido ou seja entregue apresentando “vício” (quebrado ou com defeito), o consumidor tem direito, previsto por lei (Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor), a solicitar a troca ou cancelamento do produto dentro do prazo legal de sete dias após a entrega.
Também é muito relevante que o ponto de venda esteja limpo, sem odores fortes; o local onde os ovos ficam precisa estar longe de produtos de limpeza e apresentar a temperatura adequada (cerca de 18° C), pois ambientes mais quentes podem provocar o derretimento do chocolate.
Não se devem comprar ovos de Páscoa de ambulantes, uma vez que não ficam em condições adequadas de armazenamento.
Informações
Dúvidas podem ser tiradas com o Procon de Várzea Paulista por meio do telefone (11) 4595-0557 ou pessoalmente, no Facilita (Rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.