Empreendedoras de Várzea Paulista são homenageadas e incentivadas em evento especial

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Mulheres que geram emprego e renda na cidade foram o centro do evento do Conselho dos Direitos das Mulheres e Prefeitura, ainda no mês quando se comemora o Dia Internacional da Mulher

Ainda no Mês da Mulher, empreendedoras de Várzea Paulista foram homenageadas pelo CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres) e Prefeitura, na manhã desta quinta-feira (23). No evento, mulheres empoderadas receberam incentivos a seguir empreendendo na cidade, gerando emprego, renda e aumentando cada vez mais o espaço das mulheres em posições de destaque no mercado. Foram distribuídos troféus de reconhecimento.

O encontro, com o tema “Mulheres de Várzea Paulista, Mulheres que Fazem História”, foi feito no auditório do Hotel Orquídea Express Inn.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, em 2021 e 2022, houve o registro de aproximadamente 2 mil novas empresas na cidade, a maior parte delas comandadas por mulheres. O Município tem ofertado capacitações para empreendedores e o Banco do Povo, serviço do Governo Estadual em parceria com a Prefeitura, disponibiliza até mesmo uma linha de crédito específica para mulheres.

O mandatário destacou o aumento de arrecadação advindo dos novos CNPJs registrados, que serão usados para viabilizar políticas públicas, algumas das quais com benefícios diretos às varzinas. As mulheres são uma clara prioridade do Governo Municipal, segundo o prefeito.  “A mulher veio para fazer a diferença. Aumentamos em 38% arrecadação do município, o que será revertido em políticas públicas. Teremos maternidade, dentro de um hospital de 7.127 metros quadrados, onde haverá também pré-natal, UTIs adultas e salas cirúrgicas. Como prefeito, não aguento mais falar que precisamos esperar vagas hospitalares do sistema de regulação estadual, em hospitais de outros municípios. As mamães terão maternidade em nossa cidade. Já passou da hora. Uma cidade de 124 mil habitantes não pode mais ter essa dependência de hospitais de cidades vizinhas para os partos dos bebês varzinos”, destacou Braga.

Mensagens importantes

A Prefeitura conta com 16 mulheres em cargos de liderança de primeiro e segundo escalões, entre as quais Giany Póvoa, uma das gestoras executiva de Desenvolvimento Social.

A administradora informou o trabalho que vem sendo desempenhado por esse setor da Prefeitura, como a criação de uma melhor estrutura de enfrentamento da violência contra as mulheres e o devido acolhimento a elas, além das importantes criações do CMDM, da Chefia de Políticas Públicas para as Mulheres, hoje ocupada por Patrícia Félix, e do próprio CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Lydia Mojola Gut, que atende idosas varzinas. A manhã foi importante por possibilitar um momento de debate, confraternização e lazer para mulheres que vivem uma rotina difícil e muito importante para o município. “O público feminino é uma parcela significativa do público atendido pelos órgãos de desenvolvimento social. É um público que promove bastante a vida da cidade, porque cuida dos filhos e empreende, como vocês aqui”, declarou.

Confira como denunciar casos de violência doméstica: http://tiny.cc/rhk5vz.

A presidente do CMDM, Silvana Ferreira, mostrou estar muito grata e destacou a importância de todas as mulheres membros do colegiado. “Cada uma de vocês faz parte do Conselho e a minha palavra hoje é gratidão”, declarou.

Homenageadas

Confira o nome das empreendedoras homenageadas, todas indicadas pelas mulheres membros do CMDM:

Karen Veronica Bunsas Sila (Rumon Inteligência), Sirlene Cardoso de Melo (Alternancy), Kátia Cristiane Lima (Autoescola Nossa), Maria Liduina Alvez (Bar e Mercearia da Maria), Dayane Renata Ferreira (Daya Hair), Janete Lima Hutter (Alinhar Studio de Pilates), Mayara Fernandes Nogueira (Panificadora das Palmeiras), Patrícia Maria de Assis Marques (Ótica Família), Maria Rita Medeiros do Amaral (H20 Modas e Acessórios), Maria da Silva Neves (Padaria Itália), Marta Luiz Tiago (Pastelaria MLM), Ju Martins Bueno (Central de Eventos), Sue Ellen Pereira dos Santos (Espaço Sue), Sandra Maria da Luz Cruz (Flor de Cerejeira), Juranda Aparecida Ramalho (Ju Cabeleireira), Roberta Magalhães (Coife Odonto), Claudete Pansonato Baldi (Baldi), Karem Pereira Dias Rosa (Sendo Leve Treinamentos) e Marilucia Cavalcante (Padaria Bertioga).

Também estiveram presentes as gestoras municipais de Assuntos Jurídicos, Dra. Florenides Gaino; Planejamento e Inovação, Carla Medeiros; as gestoras executivas de Cultura, Renata Câmara; Saúde, Jane de Freitas e Elinalda Martins Hugi; Desenvolvimento Social, Mônica Pazoto; e Administração e Pessoas, Charlene Bueno Mello; a assessora para Assuntos Jurídicos, Dra. Michela Fonseca da Silva, e a assessora de Assuntos Externos do Fundo Social, Silvia Leticia.

Outras presenças de destaque foram as do assessor municipal de Relações Institucionais, João Pedro Cremaschi, fundamental na organização do evento, do chefe da Casa Civil e gestor municipal interino de Saúde, João Paulo Souza, e do gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques.