Após curso, Defesa Civil fica mais preparada para resgates em estruturas danificadas

Destaques Notícias Segurança Pública - Destaques

Formação recebida pelos agentes do órgão varzino, na sede da ONG Mayday, em Porto Alegre, deixou-os ainda mais qualificados, de acordo com padrões internacionais

Profissionais da Defesa Civil de Várzea Paulista adquiriram novos e importantes conhecimentos no último final de semana, com o curso de Brec (Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas), realizado pela ONG Mayday. A organizadora, com o apoio de empresas, conseguiu trazer um corpo qualificado de instrutores, entre os quais seis instrutores chilenos, muito experientes nesse ramo de atividade. Com a formação realizada na sede da ONG, em Porto Alegre (RS), durante três dias, o órgão varzino ficou ainda mais preparado para respostas a desastres naturais.

Segundo o chefe de turno da Defesa Civil, Juninho Giugni, um dos que participaram, a especialização confere aos agentes um nível de conhecimento bastante importantes para Várzea Paulista e região, que inclui os padrões internacionais de atuação nas ocorrências abordadas.

“Várzea Paulista conta agora com profissionais que podem atuar internacionalmente e são especialistas em resgate em estruturas danificadas, após queda de residências, por exemplo, sabendo como estabilizar o local após desmoronamento, para as ações necessárias”, relata. “A Defesa Civil está preparada para diversas situações decorrentes de eventuais desastres naturais no município ou apoio aos municípios vizinhos”, complementa o servidor.

A Prefeitura de Várzea Paulista custeou o transporte e alojamento dos profissionais da Defesa Civil que fizeram o curso.