Lousa digital já traz benefícios a aulas de informática da escola São Miguel Arcanjo

Destaques Educação - Destaques Notícias

Unidades escolares municipais têm sido beneficiadas com novas tecnologias do Escola do Futuro, projeto da Unidade Gestora de Educação para modernizar e fortalecer ensino da Rede Municipal de Ensino

As turmas de informática do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) São Miguel Arcanjo (Jardim América IV) têm contado com um importante reforço para auxiliar o aprendizado dos alunos: a lousa digital. Entregues às escolas municipais de Várzea Paulista que têm aula de informática no ano passado, esses kits de lousa com retroprojetor facilitam o aprendizado da informática, por meio de novidades como a possibilidade de dar aula com o recurso do touch screen (tela sensível ao toque), muito conhecido e presente nos tablets e smartphones. O resultado positivo na São Miguel é evidente.

A entrega dos kits de lousa digital e tablets para as escolas municipais faz parte do projeto Escola do Futuro, desenvolvido pela Unidade Gestora Municipal de Educação para modernizar as ferramentas disponíveis na sala de aula e melhorar o aprendizado.

A professora da disciplina da escola, Paula Franco de Camargo, elogia a nova tecnologia, que, por permitir, por exemplo, o touch screen, com o qual a criançada está acostumada, facilitando a assimilação do que se ensina. “A lousa auxilia bastante, principalmente os mais novos, que olham para a lousa e já sabem o que precisam fazer no computador. Aqueles que ainda não sabem ler conseguem, com a lousa, identificar isso rapidamente, sem que precisemos mais usar desenhos impressos, por exemplo. A mesma tela que há no computador deles é o que espelho na lousa”, relata a docente.

Jogos pedagógicos, desenhos, conceitos de informática e outros diversos conteúdos estão planejados pela professora para serem ensinados ao longo do ano letivo, sempre com o auxílio das novas ferramentas conquistadas pela unidade escolar.

A diretora do Cemeb São Miguel, Denise Aparecida Souza, considera bastante importante que as escolas se atualizem e consigam usar bem as novas tecnologias, cuja linguagem já é conhecida por uma considerável parte dos alunos da geração atual. “As crianças já trazem do seu cotidiano a questão da tecnologia, porque utilizam esse recurso como celular, tablet e computador. A lousa digital, como um recurso tecnológico na escola, vem auxiliar tanto o professor como o aluno a usar essa ferramenta como apoio na aprendizagem”, analisa a profissional.