Formação para professores da Rede Municipal de Ensino vai gerar evolução na interpretação de texto dos alunos

Destaques Educação - Destaques Notícias

Professores, coordenadores e vice-diretores do Ano 5 debaterão e aprenderão formas de melhorar compreensão de textos, fundamental para o aprendizado na vida escolar

O Projeto Aprender a Estudar Textos iniciou seu segundo ano de atividades em Várzea Paulista, nesta quarta-feira (15), com 75 profissionais municipais: professores, coordenadores pedagógicos e vice-diretores. O intuito é melhorar a leitura e interpretação de textos por parte dos alunos de todas as turmas do Ano 5 do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino. Saber interpretar textos é fundamental para o aprendizado ao longo da vida.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Unidade Gestora Municipal de Educação e o Labedu (Laboratório de Educação), organização não governamental e sem fins lucrativos que elabora propostas direcionadas ao estudo de textos científicos, voltadas a crianças dos Anos 4 e 5 do Ensino Fundamental de escolas públicas de diversas cidades. A Educação está fazendo mais um investimento para viabilizar ações de melhoria do aprendizado na Rede Municipal.

Em 2022, o trabalho foi direcionado aos Anos 4 do Ensino Fundamental, com encontros formativos voltados aos docentes a fim de enriquecer as práticas de leitura, por meio de um olhar intencional para os textos de História. Este ano, as formações estão sendo ofertadas aos docentes dos Anos 5, possibilitando a continuidade do processo com os alunos que iniciaram a proposta no ano passado.

Uma novidade da atual formação são os materiais de apoio para os 1.528 alunos contemplados e os profissionais que participarão da capacitação, ao longo de todo o ano letivo. O conteúdo foi confeccionado pelo Labedu com a contribuição dos profissionais capacitados no ano passado. “O material que será recebido por vocês e pelas crianças é resultado do percurso que a gente vinha fazendo no ano passado. Os professores que já participaram do trabalho do ano passado com certeza vão se reconhecer em alguns pontos desse material, porque há uma contribuição importante que veio dos debates que a gente fez”, declarou José Carlos de Souza, um dos formadores do Labedu que conduzem as formações.

“Para nós também é uma conquista poder oferecer esse material, mas isso não deriva apenas do nosso trabalho pessoal, mas também dessa articulação que a gente vem buscando junto dos professores”, complementou.

Parceria promissora

A gestora municipal de Educação, Magali Souza, informou que a pasta de Educação e o Labedu visam a atuar na perspectiva de garantir aprendizagem e desenvolvimento da competência leitora do alunado. Outro objetivo é qualificar a ação dos professores nesse processo. “Acompanhar e trazer para junto do aluno esse aprendizado, esclarecendo as dúvidas, e fazer desse movimento algo que contribua para a formação dos nossos estudantes é o caminho para avançarmos cada vez mais”, opinou.

A outra profissional do Labedu presente na primeira formação, Caroline Rezende (de rosa, na foto acima), agradeceu a oportunidade de seguir com o projeto na cidade e destacou a seriedade vista pela organização no trabalho realizado pela Unidade de Educação, algo fundamental para a escolha pela continuidade.