Profissionais da Prefeitura são homenageadas pela Câmara Municipal de Várzea Paulista

Destaques Notícias

Diversas mulheres assistiram a uma palestra sobre a importância da gestão emocional e receberam vários outros incentivos a seguirem lutando

A tarde desta sexta-feira (10), ainda na semana do Dia Internacional da Mulher, foi marcada por homenagens a mulheres com história de Várzea Paulista, realizadas pela Câmara Municipal. Várias mulheres que atuam na Prefeitura, muitas em cargos de liderança, estiveram presentes. Elas assistiram a uma palestra sobre a importância da gestão interior (emocional) e receberam incentivos a seguirem lutando pela igualdade de gênero e dignidade das mulheres.

Na palestra, um dos pontos altos do evento, a advogada especializada pela PUC-SP e coach em análise departamental e desenvolvimento humano, Dra. Maria de Lourdes Cidade, desejou que suas palavras ajudem as mulheres a terem resultados em sua vida. Parte de sua vivência tem sido em trabalhos sociais voluntários com mulheres e adolescentes.

A profissional destacou que a necessidade de conciliar muitas atividades as leva, em muitos casos, a terem problemas emocionais que precisam ser encarados de forma sábia, para obter a cura interior desejada e o bom manejo emocional. Lidar bem com a gestão interna dos sentimentos é o ideal para as mulheres saberem levar esse ritmo de forma saudável, sem ocasionar essas questões. “Quando temos uma de cabeça ou estômago, conseguimos remediar, mas e as dores da alma?”, indagou, no começo da exposição.

Outro momento destacado do evento foram as entregas de orquídeas, em homenagem a munícipes e outras mulheres com grande história na cidade, entre elas algumas profissionais da Prefeitura. Os presentes foram entregues por autoridades do município.

Também houve a distribuição de material informativo de conscientização sobre o combate a relacionamentos abusivos, feito pelo Governo Municipal.

Incentivos

O prefeito professor Rodolfo Braga citou os esforços por uma gestão que valoriza as mulheres e presta atendimento humanizado, acolhedor. A administração municipal, em seu mandato, criou o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e, dentro da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, a Chefia de Políticas Públicas para Mulheres, além de ter 16 mulheres em cargos de liderança. As mulheres já conquistaram muito nos últimos tempos, como o importantíssimo direito ao voto, mas ainda há muito o que conquistar, de acordo com o mandatário.

“Parabéns, mulheres! Continuem a luta, porque a mulher tem que ser tratada com igualdade no salário, na disciplina e em todos os demais méritos. Quero aqui cumprimentar as mulheres da GCM (Guarda Civil Municipal), agradecendo o trabalho que fazem do programa Guardiã Maria da Penha, em parceria com o Ministério Público, pelo qual disponibilizamos atendimento 24 horas às mulheres que sofrem violência doméstica”, declarou o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notario, reconheceu os esforços da Prefeitura para que as mulheres sejam bem cuidadas na cidade e desejou que elas possam ter cada vez mais conquistas. “Vocês merecem ser honradas todos os dias. Estar na presidência da Câmara e receber vocês aqui é uma honra”.

Outras presenças de destaque

Entre as mulheres presentes, estiveram: a gestora municipal de Planejamento e Inovação, Carla Medeiros; a gestora municipal de Educação, Magali Souza; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Silvana Ferreira; a chefe de Políticas Públicas para as Mulheres, Patrícia Félix; a gestora executiva municipal de Saúde, Jane de Freitas; a gestora executiva municipal de Cultura, Renata Câmara; a presidente do Fundo Social, Rosemeire Silva; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angela Aparecida dos Santos; e a secretária do Gabinete Municipal, Nilsen Carneiro.

O evento também contou com um coquetel e louvores conduzidos pela cantora Bruna Ramos.

Como denunciar violência doméstica?

Os canais de atendimento da GCM varzina, 24 horas por dia, todos os dias da semana, são os telefones 153, 4596-7744 e 0800 770 0811, o Whatsapp (11) 99929-8943 e o aplicativo Está Acontecendo (disponível na Play Store, para celulares Android).

Outros locais aos quais essas pessoas podem se dirigir e buscar apoio são o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Crem (Centro de Referência da Mulher), localizados na Rua Arajá — Vila Tupi (telefone 4606-0437); o atendimento desses dois órgãos é prestado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

As mulheres também podem se dirigir à Delegacia de Polícia Civil, na Rua José Rabelo Portela, 417 — Jardim Maria de Fátima (telefone 4606-1431), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A Polícia Civil também disponibiliza o registro de violência doméstica on-line, em qualquer dia e horário. Veja o passo a passo: http://tiny.cc/gn84vz.