Projeto Arte nas Escolas vai trazer muita cultura e aprendizado a alunos municipais varzinos

Destaques Educação - Destaques Notícias

250 estudantes da Região Norte terão oportunidade de fazer aulas de piano, teatro, desenho, entre outras; Várzea Paulista é a primeira cidade da região a firmar parceria com o projeto

Alunos municipais de Várzea Paulista começarão a receber, neste mês, aulas diferenciadas de piano, violão, desenho, teoria musical, teatro e coral, do projeto Arte nas Escolas, que está chegando à cidade, em parceria com a Unidade Gestora Municipal de Educação. O projeto é mantido pela Lei Rouanet, norma federal de incentivo à cultura e arte, e tem o patrocínio da empresa Nitro Química. As 250 vagas são voltadas para o Ensino Fundamental da escola São Miguel Arcanjo (Jardim América IV) e, caso não sejam preenchidas com alunos da unidade escolar, serão abertas às outras duas escolas da Região Norte.

Várzea Paulista é o primeiro município da região a receber o projeto, que já está em três estados (Santa Catarina, São Paulo e Bahia) e tem o intuito de expandir cada vez mais pelo país. A diretora da São Miguel Arcanjo, Denise Aparecida Souza, afirmou que tem ótima expectativa para o início das aulas, previsto para 20 de março, e aponta o interesse considerável de pais e alunos. É o primeiro projeto de arte desse porte sediado pela escola.  “Nós estamos muito ansiosos pelo início do projeto. Acredito que ele só trará benfeitorias para as crianças”, declarou.

Segundo a diretora municipal de Projetos Educacionais Especiais, Vani de Paula, o critério da escolha da região contemplada foi proporcionar oportunidade de cursos diferenciados a escolas com grande número de pessoas em vulnerabilidade social. As outras duas unidades escolares da Região Norte são Erich Becker (Cidade Nova II) e Prof.ª Juvelita Pereira da Silva (Vila Real).

Nesta quinta-feira (9), foram feitos workshops com um vídeo demonstrativo do trabalho realizado pelo projeto, até mesmo para conseguir novas inscrições na escola São Miguel.

O coordenador pedagógico e professor do projeto, Julian Guimarães Vieira da Silva, explicou que a iniciativa tem como intuito transformar a vida das pessoas atendidas, com muito conhecimento artístico e cultural, tudo de forma gratuita. As aulas são realizadas no contraturno escolar, mais um incentivo para as crianças ficarem ainda mais no ambiente escolar. A expectativa é de que todas as vagas sejam preenchidas e o projeto siga na cidade nos próximos anos, mudando a vida dos alunos e aumentando cada vez mais seus conhecimentos artísticos.

Além das aulas, a programação deste ano inclui quatro eventos, com apresentações dos alunos. “Durante o ano, são realizados quatro eventos (dois temáticos — um de Festa Junina e outro do folclore brasileiro, no segundo semestre — e dois em ambientes teatrais da cidade): audições para exporem o trabalho e os alunos sentirem como é se apresentar em público, que poderá comparecer com entrada franca. Vão ser mantidas aulas semanais de cada curso, com a ideia de progredir, para que os alunos transformem cada vez mais suas vidas”, informou o coordenador.