Programa Bombeiro na Escola chega à Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista

Destaques Educação - Destaques Notícias

Alunos aprendem sobre como acionar os bombeiros, rotas de fuga e outras dicas importantes; em um primeiro momento, três escolas da Rede participam da formação

Esta semana, a Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista começou a receber as aulas do projeto Bombeiro na Escola, um interativo programa, fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e a Unidade Gestora Municipal de Educação de Várzea Paulista, realizado pela primeira vez em escolas municipais da cidade. No primeiro momento, 250 alunos de todas as turmas dos Anos IV do Ensino Fundamental (9 a 10 anos) de três escolas serão beneficiados com conhecimentos importantes, como a forma de acionar os bombeiros, rotas de fuga em caso de incêndio e maneiras de deixar a casa segura contra acidentes.

Os Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica) Erich Becker (Cidade Nova II), São Miguel Arcanjo (Jardim América IV) e Prof.ª Juvelita Pereira da Silva (Vila Real) são as três primeiras unidades escolares municipais da cidade atendidas pelo programa.

Nesta terça-feira (7), o cabo De Brito, bombeiro educador que ministra as aulas na região, iniciou a formação com mais alunos da escola Erich Becker. Serão quatro encontros semanais por turma. Na primeira aula, o servidor se apresenta, fala sobre o programa, como acionar os bombeiros (telefone 193), aborda a importância de evitar trotes, que podem atrasar o atendimento a solicitações verdadeiras de ajuda, explica o fogo de maneira lúdica e explica equipamentos usados pelos bombeiros, e ensina como evacuar um local sob incêndio.

Ao longo das quatro aulas, também serão abordados temas como as prevenções de acidentes domésticos, afogamento, acidentes de trânsito e noções sobre gás. O programa inclui dinâmicas e outros momentos divertidos de muito aprendizado, além de uma formatura.

Boa perspectiva

Os encontros deverão ser bem produtivos e satisfatórios, segundo Brito. “A expectativa é muito boa. Além da inauguração do Corpo de Bombeiros de Várzea Paulista, no ano passado, esse programa visa a levarmos algo a mais para a cidade. As crianças multiplicam esse conhecimento. Por isso, esse é um público legal para ministrarmos as aulas. Eles levam o que aprenderam para a vida toda; provavelmente não vão esquecer quase nada”, afirmou.

educação

A diretora da escola Erich Becker, Keli Priscila Leme de Lima, vê com bons olhos o novo programa recebido pela unidade. “A expectativa é que venha a melhorar cada vez mais a compreensão. Acredito que veio para somar, como mais uma oportunidade de aprendizagem para eles”, afirmou.