Várzea Paulista aplica Pfizer bivalente em idosos 60+ e faz atualização vacinal, neste sábado (4)

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Vacina bivalente está liberada para idosos 60+, imunodeprimidos de 12 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e outros grupos

Este sábado (4) promete atualizar diversas carteirinhas, além de proporcionar imunização contra a Covid-19 e demais doenças, entre as vacinas disponíveis, está a bivalente Pfizer (dose única), que já está liberada para idosos 60+, imunodeprimidos (pessoas com doença autoimune ou que usam medicamentos que baixam a imunidade) de 12 anos ou mais, comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência.

A vacina bivalente deve ser tomada mesmo por quem já tomou as quatro doses das vacinas que vêm sendo aplicadas anteriormente; ela confere proteção maior contra o coronavírus, pois aumenta os anticorpos contra a cepa original, a variante ômicron e suas subvariantes. A aplicação da nova vacina é fundamental para manter as pessoas protegidas.

Além disso, também será feita a atualização da carteirinha de vacinação contra quaisquer outras doenças para crianças dessa idade e atualização das doses contra a Covid-19 e de outras doenças para adolescentes, adultos e idosos. Essas vacinas, todas bem importantes e necessárias, serão aplicadas sem necessidade de agendamento.

Onde e como será a vacinação?

Confira a programação para a aplicação das doses bivalentes, Pfizer Baby e atualização das doses contra a Covid-19 ou outras doenças. A imunização vai ser feita das 8 às 16 horas:

UBS Jardim Promeca

Rua Dinamarca, 41.

UBS Vila Popular

Rua Itaoca, 294.

UBS Vila Real

Rua Montes Claros, 30.

Ambulatório de Especialidades (terá apenas as vacinas contra Covid-19)

Avenida Eduardo de Castro, 65 — Centro.

A Prefeitura pede a compreensão do público que vai receber a vacina bivalente no final dos horários descritos pois precisa haver um número mínimo de dez pessoas que também têm direito à nova dose, para não haver perda de doses, já que, uma vez que o frasco com dez doses é aberto, elas precisam ser aplicadas em poucos minutos.

Também serão aplicadas as doses da Pfizer Baby (crianças de 6 meses a menores de 3 anos de idade) para bebês que já tiveram a aplicação agendada.

O que levar na hora de se vacinar?

É necessário apresentar documento pessoal, cartão de vacinação contra a Covid-19 ou comprovação da dose anterior na tela do celular, no aplicativo Conecte-SUS.

Crianças: devem estar acompanhadas pelo pai, mãe ou outro responsável legal. Deve ser apresentado a carteirinha de vacinação.

Adolescentes: caso não estejam com acompanhante, devem portar autorização impressa — termo de assentimento livre e esclarecido — em duas vias assinadas pelo pai, mãe ou outro responsável legal. O documento do Governo Estadual pode ser acessado e impresso no link: https://tinyurl.com/sfpxmk9v.

Porque é importante tomar a vacina bivalente?

A vacina bivalente promove uma proteção ainda maior contra a Covid-19, seja em sua cepa original, sejam a variante ômicron e suas subvariantes, algo muito importante para manter os índices de casos graves bem baixos. Para recebê-la, é preciso ter tomado a última das doses das vacinas disponibilizadas anteriormente há, pelo menos, quatro meses.