Equipes da USF Vila Real e Jd. América IV abordaram sobre a importância da prevenção, métodos contraceptivos disponíveis no SUS e como a gravidez pode atingir estruturalmente, psicologicamente e socialmente o jovem
Tratar a gravidez na adolescência por uma perspectiva preventiva é essencial, pois é um assunto que precisa de atenção, pensando nisso, nos dias 20 e 27 de fevereiro, as equipes da USF Vila Real e UBS América IV ministraram uma palestra de conscientização sobre a gravidez na adolescência, aos 600 alunos da Escola Estadual Armando Dias. A orientação abordou a importância da prevenção, métodos contraceptivos disponíveis no SUS e como a gravidez pode atingir estruturalmente, psicologicamente e socialmente a vida do jovem.
Segundo a gerente da USF Vila Real, Eliane Barros, a equipe que foi até a escola era formada por agente comunitário, técnicos de enfermagem, enfermeiras e assistente social. “Esperamos conscientizar e orientar os jovens, para que eles saibam que podem vir até nós tirar dúvidas, saibam dos métodos contraceptivos que estão disponíveis no SUS e saibam como a gravidez na adolescência pode mudar a vida deles. Além disso, nossa equipe espera que indo até a escola os alunos sintam confiança em nos procurar em caso de dúvida, criando um vínculo com a Unidade de Saúde”, comentou. Também estão sendo realizadas palestras nas Unidades Básicas de Saúde.