Prefeito conhece resultado positivo da 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques

Cinco representantes da cidade foram eleitos estarão na Conferência Estadual com dez propostas de ações para reparação e garantia de políticas de proteção integral, após os períodos críticos de pandemia

Nesta sexta-feira (10), participantes da 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Várzea Paulista estiveram no gabinete do prefeito professor Rodolfo Braga para debater o tema e mostrar o relatório com as dez propostas que serão levadas à Conferência Estadual. O prefeito prestou informações e conheceu mais sobre as propostas da etapa municipal, cujo tema foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Os dois jovens presentes na reunião, Vitor Gabriel dos Santos, um dos delegados municipais eleitos para participar da Conferência Estadual, e Isabela Pesce, suplente dele, destacaram a grande importância da voz dada a eles na etapa municipal. “Muitas vezes, políticas públicas são criadas para nós, mas não estamos inclusos nisso. A gente lutar por isso, pelos nossos direitos, foi muito interessante”, afirmou Vitor, um dos delegados eleitos para representar a cidade na etapa estadual. “Foram realmente as nossas ideias. Eu fiquei muito feliz”, comemorou Gabriela.

A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Angela Aparecida dos Santos, outra delegada, também enalteceu o caráter democrático da conferência e lembrou que as propostas elaboradas envolvem os três níveis de governo: municipal, estadual e federal. A Conferência Estadual ainda tem data a ser definida, até agosto deste ano, e a Nacional será em novembro.

O prefeito destacou os esforços da administração para melhorar a vida de crianças e adolescentes varzinos, como a disponibilização recente de tablets a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino e a criação do Conselho Municipal da Juventude. “O Conselho Municipal da Juventude é um avanço, porque com ele e o CMDCA temos as portas abertas para buscar políticas públicas nos Governos Estadual e Federal, além de realizar as políticas municipais”, afirmou.

Desempenho municipal elogiado

O relações institucionais da Guardinha de Várzea Paulista, Cleber Cruz, e o jovem Vitor, que é aluno da instituição, destacaram a boa administração municipal. O profissional citou inclusive o bom desempenho econômico do município, que beneficia o trabalho da Guardinha, escola que faz contato frequente com empresas. Também participaram da reunião o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, e a diretora da Guardinha varzina, Roseli Nogueira.

Delegados

No segmento Crianças e Adolescentes, Vitor dos Santos é o titular e Isabela Pesce, a suplente (substituirá o titular, caso ele não possa comparecer); no segmento Conselho Tutelar, a titular é Fernanda Mori e a suplente é Cristiane Batista da Silva; o segmento CMDCA Sociedade Civil terá Luiz Antônio Lopes Garcia como delegado titular e Hosana Prestes Felício na suplência; no segmento CMDCA Governamental, Angela dos Santos é titular e Alais Nogueira, o suplente; no segmento Outras Áreas que Atuam no Atendimento a Crianças e Adolescentes, Pedro Pereira Maria é o titular e Roseli de Fátima Nogueira é suplente.

Mais sobre a Conferência Municipal: http://tiny.cc/gn84vz