Defesa Civil realiza novas vistorias e trabalha para prevenir desastres

Destaques Notícias Segurança Pública - Destaques

Após visitas técnicas, órgão municipal interdita três residências e parte de outra no Jardim Brasil, e está concluindo vistorias em um imóvel do Jardim América

Nos últimos dias, a Defesa Civil de Várzea Paulista fez oito atendimentos em vários bairros, após as fortes chuvas entre a madrugada de quarta-feira (1º) e quinta-feira (2) — 40% do volume esperado para todo o mês de fevereiro. O trabalho é bastante importante para identificar as casas que precisam ser interditadas, por exemplo. Após as visitas técnicas, o órgão interditou três residências e fez a interdição parcial de uma casa, todas no Jardim Brasil; um imóvel, do Jardim América, ainda está em processo de vistoria para a conclusão do relatório.

No período citado, foram registrados 80 mm de chuva, volume considerável. Os trabalhos foram feitos pela Defesa Civil após o acionamento por parte do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da cidade, que foi chamado pelos munícipes, isolou os espaços e identificou a necessidade do atendimento do órgão da Prefeitura. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Cristiano Vargas, diante do grande volume de chuvas e do comprometimento das redes de água da chuva e esgoto das residências, foi preciso fazer as três interdições totais e a de parte de um imóvel.

De acordo com Vargas, se as áreas interditadas continuassem a ser habitadas normalmente, as instalações hidráulicas comprometidas ficariam em uma situação pior e o risco de deslizamento de terra aumentaria. Agora, cada proprietário precisa contratar os serviços de um profissional técnico de construção civil (um de engenharia, por exemplo), para detectar o que precisa ser feito e, após a execução dos novos trabalhos particulares e uma nova vistoria da Defesa Civil, os moradores possam voltar a residir nos locais.

Ainda nesta sexta-feira (3), a Defesa Civil fará mais uma vistoria na residência na Av. Barretos, na região dos Américas para fazer o relatório final e orientar os moradores.