Segurança Pública de Várzea Paulista investe em novos Guardas Municipais e Muralha Virtual

Destaques Segurança Pública - Destaques

Corporação receberá 57 novos profissionais aprovados em Concurso Público e câmeras de leitura de placas, integradas aos municípios vizinhos que auxiliarão no combate à criminalidade

A Unidade de Segurança Pública tem inovado para diminuir os índices de criminalidade no município, que caíram de 2021 para 2022, mostrando o resultado positivo do trabalho integrado entre a Guarda Municipal de Várzea Paulista, a Polícia Militar e a Polícia Civil. O número de casos de homicídio doloso e lesão corporal caíram 50% e os casos de roubo diminuíram 25,7%.

Segundo Leandro Basson, gestor de Segurança Pública, os investimentos da Prefeitura Várzea Paulista e o planejamento da pasta foram primordiais para o resultado. “Este é um trabalho que já vem sendo realizado há alguns anos no município e que daremos prosseguimento, para sempre garantir o bem estar da população”, informa.

Entre as conquistas do último ano, estão os investimentos na Guarda Municipal, que recebeu novas viaturas novas, armamentos, coletes, equipamentos de comunicação além de planejamento e ações pontuais.

Ações para 2023

Para 2023, a Unidade de Segurança investirá em novas ações, como a convocação de 57 novos Guardas Municipais aprovados em Concurso Público e que ampliarão o poder de trabalho da corporação.

Outra novidade para este ano é o projeto da “Muralha Virtual”, que são câmeras de leitura de placas veiculares (OCR) em pontos estratégicos da cidade, que serão gerenciadas por uma plataforma inteligente. “Com essa inovação todos os veículos que estiverem em Várzea Paulista serão identificados e monitorados”, explica Basson. O Sistema OCR de leituras de placas veiculares será interligado ao que já existe em Jundiaí e Campo Limpo Paulista.

Trabalho Integrado

Um exemplo da ação integrada foi a investigação conjunta entre a Policia Civil, Guarda Municipal e a Unidade Gestora de Segurança, que identificou e prendeu uma quadrilha que atuava no roubo de motos na Vila Santa Terezinha.

Além do combate ao tráfico de drogas nos bairros da Vila Popular, Vila Real e Jardim América, que resultou na prisão de vários e na apreensão de dezenas de porções de drogas.