Unidade Gestora de Meio Ambiente resgata pitbulls em situação de maus tratos

Destaques Meio Ambiente - Destaques

Um pitbull macho, uma pitbull fêmea e seus nove filhotes foram resgatados após uma denúncia na Ouvidoria Municipal

A Unidade Gestora de Meio Ambiente, por meio da Equipe de Bem Estar Animal, realizou um resgate de uma família de pitbull, na tarde desta sexta-feira (20), após uma ocorrência de maus tratos, no Jardim América III.

A equipe recebeu a denúncia de maus tratos por meio da Ouvidoria Municipal e, após vistoria no local, foi constatado que os animais estavam em situações precárias de higiene, alimentação e abrigo, confirmando assim, as denúncias recebidas na Unidade. A GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada para dar apoio à ocorrência e para conduzir os tutores até a delegacia, onde foi elaborado um Boletim de Ocorrência por maus tratos e o caso será encaminhado para o Fórum.

O gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso, explica a condição dos animais e traz um alerta à população. “Os animais estavam em situação quase que de abandono total, sem a alimentação e abrigo adequados e os filhotes estavam muito debilitados. Nós pedimos para que a população tenha cuidado e zelo com os seus animais, porque eles só nos oferecem amor, carinho e companheirismo e o mínimo que podemos fazer por eles é o mesmo”, disse o gestor.

Os animais, que são um pitbull macho adulto, um pitbull fêmeo adulto e seus nove filhotes, foram resgatados e passaram por uma avaliação veterinária, além de receberem os devidos cuidados, para posteriormente ser encaminhados para lar temporário até a decisão definitiva da justiça.

“Caso a população tenha conhecimento de algum animal em situação de maus tratos, sejam eles de estimação, animais silvestres ou de grande porte, que faça uma denúncia para que possamos apurar e tentar da melhor maneira combater os maus tratos no nosso município. É uma situação que não será aceita pela Unidade de Meio Ambiente”, complementou o gestor.

Contato para resgate de animais

Em caso de maus tratos ou abandono de animais de grande porte ou silvestres, é possível que seja realizada uma ocorrência, entrando em contato com a Unidade de Meio Ambiente, por meio do telefone (11) 4606-8666. Em caso de cães e gatos, animais de estimação, é necessário que seja realizada uma denúncia na Ouvidoria Municipal, por meio dos telefones 156 ou 4595-0037; WhatsApp, no número 94365-2884; e-mail: ouvidoria@varzeapaulista.sp.gov.br.