Várzea Paulista promove ações de conscientização em prol do Janeiro Roxo

Destaques Notícias Saúde - Destaques

 As UBS do município visando orientar e conscientizar a população contra a hanseníase, promove ações sobre a importância do diagnóstico precoce

O “Janeiro Roxo”, marca o mês de conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase, causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A doença infecciosa crônica e curável causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos, por isso, nesse mês de conscientização as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município promovem ações de orientação que frisam a importância do diagnóstico precoce e ressaltam UBSque o tratamento contra essa doença é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os sintomas mais comuns da hanseníase são manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato; formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores; diminuição da força muscular; dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés; nervos engrossados e doloridos; e feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos.

A transmissão dessa doença ocorre por via respiratória, através de gotículas eliminadas no ar pela tosse, fala e espirro. Sendo mais susceptíveis as pessoas que tem uma convivência próxima e prolongada com indivíduos doentes. A hanseníase pode atingir pessoas de todas as idades, pois trata-se de uma doença contagiosa e tem o ser humano como o principal reservatório natural da bactéria. O diagnóstico dessa doença é feito com exame físico, teste de sensibilidade (térmico, doloroso e tátil) e exames laboratoriais específicos.

Confira o cronograma de conscientização das Unidades de Saúde:

UBS Bertioga

20/01 às 13h30 – Conscientização sobre a prevenção e tratamento da hanseníase com a Dra. Júlia.

UBS Popular

Durante todo mês terá abordagens sobre a importância do diagnóstico da hanseníase.

UBS Marajó

23 e 26/01 às 7h15 – Palestra com enfermeira Jaqueline.

UBS Cidade Nova

25/01 às 10h – Orientações sobre a prevenção da hanseníase;

19 e 26/01 às 12h – Orientações sobre a prevenção da hanseníase.

UBS Promeca

18/01 – Palestra com enfermeira Marcia Lima.

UBS Santa Teresinha

26/01 – Sensibilização sobre o tema, com o Conselho Local de saúde.

UBS Cruz Alta

19/01 – Durante toda manhã, será passado vídeos de prevenção relacionados ao tema.