Prefeitura disponibiliza nas plataformas digitais os trabalhos dos artistas beneficiados pela Lei Federal Aldir Blanc

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

O projeto “Mês Criativo de Várzea Paulista” expõe 35 oficinas, com 116 vídeos explicativos que estão disponíveis para o público por meio das redes sociais

Os artistas do município que foram contemplados pela Lei Federal Aldir Blanc, apresentam 35 oficinas sobre assuntos diversos, produzidos em 2021, durante o auge da pandemia da Covid-19. Esses projetos estão divididos em 116 vídeos explicativos, que a Prefeitura de Várzea Paulista disponibiliza para o público, por meio das redes sociais da Unidade Executiva de Cultura. Assim, os munícipes podem ter acesso ao conteúdo em qualquer dia e horário.

Dentre os projetos executados e expostos estão apresentações de literatura, contação de histórias, música ao vivo, curso de culinária para iniciantes, musicalidade na capoeira, aula de Tai-Chi-Chuan, técnicas de improvisação e conceitos de harmonia para instrumentos de sopro, passos básicos de Sertanejo Universitário, sensibilização, composição e análise musical inclusiva, curta metragem e outras diversas mostras culturais.

Para conferir os vídeos, basta acessar o Facebook da Unidade de Cultura de Várzea Paulista, clicando aqui (https://www.facebook.com/CulturaVarzeaPaulista). Os vídeos também podem ser visualizados no Youtube da Unidade, acessando aqui (https://www.youtube.com/@CulturaVarzeaPaulista).

Lei Aldir Blanc em Várzea Paulista

A Lei de Emergência Cultural nº 14.017/2021, intitulada Aldir Blanc, foi implementada no município em 2020, buscando  apoiar profissionais da área artística que sofreram com o impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus. Desde então ela beneficiou mais de 415 artistas, de forma direta ou indireta, no total foram 88 projetos contemplados e 112 contrapartidas que geraram mais produtos cultuais. Além, dos 18 espaços Culturais como empresas, coletivos e instituições que foram beneficias pela lei e mantiveram durante o período pandêmico 97 empregos.

Ao todo, o Fundo Municipal de Cultura (FMC) recebeu um investimento de R$ 834.285,91, o patrimônio ocasionou em incentivo financeiro para projetos de varios segmentos e diversos chamamentos públicos para espaços e empresas culturais, aconteceram também duas premiações de trajetórias Culturais, além das apresentações artísticas que ocorreram online, por conta da pandemia. Vale lembrar, que a construção e implementação da lei federal foi realizada com a participação fundamental do Conselho Municipal de Política Cultural, que representaram a classe artísticas e os trabalhadores Culturais.