Ecoponto traz opção para o descarte correto de materiais

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

Serviço Público funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e aos sábados das 8h às 13h

O Ecoponto de Várzea Paulista recebe diversos tipos de resíduo como materiais de construção, entulho, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e recicláveis em geral para o descarte de forma gratuita no município.

O serviço fica localizado na Rua Atroaris, 348 – Jardim Continente, junto à Usina de Asfalto da cidade e tem seu funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas aos sábados das 8h às 13h. Confira os critérios de descarte:

O que é permitido ser entregue?

Pisos, areia, blocos cerâmicos, blocos de concreto, concreto, reboco, telhas de cerâmica, gesso, vidro, metais, pneus, louças, móveis, madeira, papel, papelão, plásticos, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os televisores e monitores com tubo de imagem só serão aceitos se estiverem inteiros, apenas partes não são recebidas.

É permitido que cada munícipe leve até 1 metro cúbico de entulho por mês. O volume é significativo, pois uma caçamba comum tem espaço para 5 metros cúbicos.

O gesso acartonado (placas) deve ser separado de outras peças ou do material em pó. Não há limites para o recebimento do gesso.

O que não é permitido?

Pilhas, colas, óleos, tintas, tecidos, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, animais mortos, produtos químicos, materiais orgânicos, materiais contaminados. Para informações de onde esses materiais podem ser entregues o telefone é o da Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente: 4606-8673. As chamadas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Descarte irregular é crime

Descartar qualquer tipo de material em locais como calçadas, vielas, rios, córregos e terrenos é crime ambiental previsto na Lei nº 1931/2008, passível de multa de até R$ 11 mil. Quem for flagrado cometendo essa infração é autuado e responde civil e criminalmente pelo ato. Para denunciar esse tipo de infração basta contatar a GCM (Guarda Civil Municipal) pelo telefone 0800-770-0811 ou 153. O atendimento é feito todos os dias, 24 horas.