Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência é inaugurado

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques

Departamento promoverá ações inclusivas  para as 6.800 pessoas com deficiências física, auditiva, visual e intelectual do município

Na manhã desta sexta-feira (13), na Prefeitura de Várzea Paulista aconteceu a inauguração oficial do “Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência (CEAPEDE)”, o departamento é voltado a atender as demandas das 6.800 pessoas com deficiências física, auditiva, visual e intelectual do município. O objetivo desse centro é proporcionar qualidade de vida e cumprir com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), desta forma, promovendo o protagonismo, interação, participação na sociedade e acessibilidade para as pessoas com deficiência. Além disso, o CEAPEDE trabalhará junto a todas Unidades Gestoras Municipais, para a articulação de ações inclusivas em Várzea Paulista.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, entregar esse departamento é essencial, pois as pessoas com deficiência precisam de politicas públicas voltadas para elas. “Como pai de PcD, eu sei como é importante a socialização para nossas crianças, por isso nossa cidade já tinha um Conselho Municipal para Pessoas com Deficiência e agora temos mais esse espaço que está de portas abertas para a população varzina”, relatou. “Nossa administração está cada dia mais buscando recursos, pois sabemos a importância de trazermos politicas públicas de inclusão e acessibilidade para a cidade, esse departamento é uma forma de conseguirmos incluir essas pessoas. Nosso governo já fez muitas coisas paras os PcD, mas nosso objetivo é fazer cada dia mais”, finalizou.

De acordo com a chefe de políticas públicas para pessoas com deficiência, Talita Moreira,    o setor é um sonho que se realiza. “Estou muito emocionada, pois esse sonho não é somente da minha parte, foram quase dois anos de muito trabalho e construção, tudo pensando no bem-estar das 6800 pessoas com PcD da nossa cidade, mas é importante destacar que as portas estão abrindo oficialmente hoje, mas já promovemos diversas ações”, comentou. “Eu quero sempre representar esse grupo, pois eu não quero que ninguém passe as dificuldades que eu passei, as pessoas com deficiência merecem isso, por isso sinto muita gratidão a todos que fizeram esse projeto acontecer, eu vou trabalhar muito para agregar as demandas das pessoas com PcD nas Unidades Gestoras”, relatou.

A importância da inclusão e socialização para as pessoas com deficiência

Para o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques é uma alegria e uma satisfação imensa ter em sua pasta o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência.   “Estamos mostrando o acolhimento na prática, onde as pessoas PcD terão um espaço com pessoas capacitadas para atender suas demandas e estou muito grato, por poder ter ajudado a trazer essa demanda tão essencial para população”, comentou.

Para o chefe da Casa Civil, João Paulo de Souza, é extremamente necessário enfatizar que a Prefeitura tem se esforçado para entregar diversos serviços à população PcD. “Quero agradecer a todos os vereadores pelo apoio, pois tornar esse projeto possível, não foi fácil, aqui tem um pouco de cada um, acho importante destacar que esse trabalho só pode se tornar real, graças aos esforços do Prefeito que nós deu espaço para que pudéssemos criar um ambiente acolhedor e adequado para essas pessoas”, finalizou

Segundo o presidente da Câmara, Doutor Eliseu Notário, o setor veio supri a  necessidade. “É um motivo de orgulho poder participar desse governo, que tem projetos  uma comissão e agora um departamento para pessoas com deficiência, parabéns a todos envolvidos em tornar esse sonho real”, disse.

Membros da Comissão para Pessoas com Deficiência demonstram satisfação com o departamento

O vereador e presidente da Comissão  dos Idosos e Pessoas com Deficiência, Adriano Pavan,  comentou que é de extrema importância esse departamento. “O trabalho para pessoas com deficiência no município já vem sendo feito, mas a abertura de um departamento é espetacular, nós estamos virando referencia para outras cidades e nossa meta é avançar cada dia mais, até que um dia as pessoas com deficiência sejam representadas por uma secretaria”, disse.

Para o vereador Giba, que é vice-presidente da Comissão dos Idosos e Pessoas com Deficiência a administração tem uma visão que temos que desbravar novos horizontes e isso traz renovação para o município. “O povo de Várzea Paulista merece e nosso objetivo é fazer cada vez mais fazer políticas públicas voltadas para as pessoas PcD, por isso estou muito feliz em ver esse projeto que tanto sonhamos se tornando realidade”, comentou.

O vereador Alex Eduardo, que é membro da Comissão dos Idosos e Pessoas com Deficiência, comentou que é uma honra e um orgulho fazer parte desse projeto. “Sempre foi nosso sonho trazer um departamento assim para a cidade, a Talita divide esse sonho com a gente, por isso é um orgulho fazer parte desse projeto que busca manter a inclusão”, disse.

Contate o CEAPEDE

O departamento está localizado na Prefeitura de Várzea Paulista, na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284. Para fazer contato ligue no número (11) 4596-9671 ou envie um e-mail para ceapede@varzeapaulista.sp.gov.br.