Ruas do bairro Gauchinha ganharão asfalto e drenagem

Destaques Infraestrutura - Destaques Notícias

Obras vão beneficiar seis vias, na primeira fase do projeto

Os moradores do bairro Gauchinha receberam uma boa notícia na noite de quarta-feira (11), anunciada pelo prefeito professor Rodolfo Braga: as vias do bairro vão receber pavimentação asfáltica e drenagem. As melhorias fazem parte do Programa Nossa Rua, uma parceria com o Governo do Estado com a Prefeitura Municipal, por meio da Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana.

De acordo com o prefeito, levar asfalto as vias do bairro Gauchinha está entre os seus objetivos no Plano de Governo. “É com muita honra que hoje venho aqui, trazer a vocês moradores da Gauchinha, as informações sobre as melhorias que serão feitas no bairro. O asfalto vai proporcionar mais qualidade de vida e valorização dos imóveis. Uma solicitação antiga dos moradores, que começa agora a ser atendida”, afirmou.

As obras de pavimentação e drenagem vão beneficiar seis vias na primeira fase do projeto. O trabalho será realizado na Rua das Dálias, Rua Maracanã, Rua Atibaia, Rua das Paineiras e um trecho da Rua Itatiba. O projeto também contempla um trecho da Avenida dos Ypês, que compreende a entrada da Rua Itatiba até a entrada da Estrada das Rosas. O trecho receberá reforço da drenagem e, posteriormente, recapeamento.

O morador do bairro há quatro décadas, Emerson Silva, ficou satisfeito com a notícia. “É muito importante esse projeto, pois vamos ter melhor acesso a tudo mais rápido, sem poeira ou barro. Estou aguardando essa reforma há mais de quarenta anos. Minha expectativa é a mais positiva possível, acho um projeto muito importante, que para todos é um milagre de Deus”, disse o empresário

Além dessas vias, a iniciativa também contempla um trecho da Rua Timbiras, na Vila Tupi e a Rua Segundo Gregório Belodi, no Jardim Paraíso. De acordo com o gestor de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, a obra faz parte do plano de governo do prefeito professor Rodolfo. “A pavimentação das ruas do bairro Gauchinha é uma solicitação antiga da população, que agora, em parceria com o Governo Estadual, conseguiremos executar, levando mais qualidade de vida aos moradores do bairro”, explica ele.

A obra já recebeu ordem de serviço para ser iniciada, e aguarda apenas que as condições climáticas melhorem, para que os trabalhos comecem. O serviço terá início pela rua Timbiras, na Vila Tupi.

Primeira etapa do projeto

Germano destaca que a pavimentação e drenagem das seis vias no bairro Gauchinha são apenas a primeira etapa da obra. “O próximo passo será a pavimentação do outro trecho da Rua Itatiba, e para isso, a Prefeitura está no aguardo da liberação de R$ 3 milhões de uma emenda parlamentar, para iniciar a licitação. E seguimos buscando verbas, para beneficiar outras vias do município”, informa o gestor.

Compreensão dos munícipes

A Unidade de Infraestrutura Urbana conta com a compreensão dos munícipes com às equipes de trabalho no projeto de pavimentação e drenagem das vias. “Sabemos que durante a execução poderá haver alguns contratempos, mas para a melhor mobilidade, qualidade de vida e valorização dos imóveis, esses percalços momentâneos serão superados”, diz Renato.

Investimento

Serão investidos R$ 5.472.514,00 na drenagem e pavimentação das vias nesta primeira etapa da obra referentes ao Programa Nossa Rua. Deste montante R$ 2.319.146,85, são do repasse estadual e R$ 3.153.367,15 do tesouro municipal. Mesmo o programa prevendo que os valores sejam divididos meio a meio, a Prefeitura de Várzea Paulista investiu um recurso maior, para atender todos os itens necessários para a obra.

Programa Nossa Rua

O Programa Nossa Rua é uma parceria entre o Governo Estadual e os municípios paulistas para a aplicação igualitária em obras de pavimentação asfáltica em vias de terra. Pela proposta, cada cidade beneficiada tem que investir o valor equivalente ao repasse estadual. As Prefeituras Municipais são responsáveis por elaborar os projetos executivos e a Pasta de Desenvolvimento Regional (SDR) pela formalização do convênio e repasse dos recursos.