Prefeitura faz alerta sobre cuidados com animais peçonhentos

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Devido as altas temperaturas e o período chuvoso, aparecimento de escorpiões, aranhas e cobras podem aumentar. Saiba como prevenir acidentes

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio do setor de Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores do município, informa o risco de aparição de animais peçonhentos devido as altas temperaturas e o período chuvoso. Confira os riscos e o que fazer para evitar acidentes:

Os animais peçonhentos, principalmente os escorpiões e aranhas, se escondem perto das casas, em terrenos baldios, velhas construções, entulhos, pilhas de madeira e lenhas, tijolos, mato e lixo. Além de saídas de esgoto e ralos. Dentro das casas, podem ser encontrados nos sapatos e roupas. Já as cobras, costumar ficar em áreas verdes, com uma alimentação em abundância.

“A melhor maneira de evitar esses animais nas residências é manter a boa higiene do local, no entorno do recinto e não fazer acúmulo de madeira e de entulhos. É necessário que as baratas sejam eliminadas o quanto antes, já que elas são o alimento do escorpião, o que aumenta o risco de acidentes”, disse o coordenador de Vigilância e Zoonoses de Várzea Paulista, André Purgato.

O que fazer caso encontre um animal peçonhento em sua casa?

Se você encontrar esses bichos em sua residência, é preciso ter muito cuidado para não ter o contato direto. Em caso de aranhas pode ser utilizado inseticidas para a eliminação e no caso do escorpião, a Zoonoses recomenda que prenda o animal e o encaminhe para o local da Vigilância.

A Zoonoses também recomenda que no caso do aparecimento de um escorpião, seja solicitado via Ouvidoria que a equipe compareça ao local para ser realizada uma vistoria, para verificar se há condições favoráveis para a habitação de escorpiões e sejam tomadas as medidas cabíveis.

As cobras são apreendidas por meio da Guarda Civil Ambiental.

O que fazer caso seja atacado?

“Caso você seja atacado por algum desses animais, principalmente crianças menores de 10 anos, que são o grupo de risco e tem chances de vir à óbito, é importante ir às pressas para o hospital ou algum posto médico mais próximo. Se não tiver condições de chegar em um curto período de tempo, entre em contato com o SAMU e informe que foi um envenenamento, se possível identificar o animal e eles darão o devido suporte”, complementou o coordenador.

Contatos

A Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores fica localizada na Rua Victorio Spinucci, 303 – Jardim Promeca. O telefone para contato é (11) 4595-8776. Em caso de solicitações é necessário entrar em contato diretamente com a Ouvidoria, por meio do telefone (11) 4595-0037, para que seja gerada a documentação necessária e tomadas as medidas necessárias.

Em caso de cobras, é preciso entrar em contato com a Guarda Civil Ambiental, por meio dos telefones 153 ou 0800 008 11.