Na Estação de Tratamento de Água de Várzea Paulista, equipe acompanhou todo o funcionamento do sistema
A Unidade Gestora de Meio Ambiente da Prefeitura de Várzea Paulista realizou uma vistoria na estação de tratamento de água do município, por meio do programa Município VerdeAzul, cujo objetivo é melhorar as condições do meio ambiente dos municípios. Na ação, realizada no dia 18 de novembro, alguns membros do órgão fizeram uma vistoria, acompanhados pelo técnico da Sabesp Thiago Peixoto, que apresentou, passo a passo, todo o funcionamento do sistema de tratamento de água, desde a chegada da água bruta que vem da represa do Clube de Campo de Várzea Paulista até o envio da água tratada às residências.
“As vistorias, além de serem importantes para nosso município, por conta de verificar como está o funcionamento e a qualidade de nossas estações de tratamento de água e de esgoto, têm papel fundamental e obrigatório para o programa estadual do município VerdeAzul, uma vez que dentre as várias ações que esse programa determina para os municípios, as visitas técnicas são igualmente importantes para o decorrer dessas ações”, disse o assessor municipal para Assuntos Relacionados a Saneamento Básico, Guilherme Rossi.
Ao longo da vistoria, o técnico mostrou a chegada do efluente à estação, todos os processos de tratamento e, por fim, seu lançamento ao Rio Jundiaí. Também foi demonstrada por Peixoto a chegada dos resíduos à Unidade de Pré-Tratamento, onde é realizada uma triagem inicial dos dejetos. Na sequência, o material passa por vários processos, como a extração dos gases que são incinerados nos queimadores, os tanques de aeração e também os processos de secagem por meio da unidade de desaguamento de lodo e da estufa para secagem.
“O objetivo desse programa é, por meio de pontuação, classificar os municípios que mais cumprirem ações voltadas ao programa em questão, e, ao fim dele ou ao fim de cada ciclo do programa, os municípios que obtiveram maior pontuação recebem alguns incentivos em forma de repasses de verbas e coisas do gênero”, finalizou Rossi.