Alunos das escolas municipais de Várzea Paulista participam de formatura do Proerd

Educação - Destaques Segurança Pública - Destaques

Evento contou presença de pais e familiares e apresentações musicais feitas pela Musicarte e a Orquestra da Polícia Militar

Na manhã de terça-feira (6), foi sediada no Ginásio da Vila Popular a solene formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, com os alunos do 5° ano, de cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O evento contou com sorteios, presença de pais e familiares, decoração nas cores do Proerd, além de apresentações musicais feitas pela Musicarte e a Orquestra da Polícia Militar. Os alunos destaque foram homenageados e escolhidos por meio de uma produção de texto, por fim, foi realizada a entrega dos certificados. As Cemebs participantes foram Erick Becker, São Miguel Arcanjo, Palmyra Aurora D’ Almeida Rinaldi, João Baptista Nalini e Edite Schneider.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, o primeiro Proerd de Várzea Paulista foi feito por ele, quando era Secretário da Educação em 2001. Rodolfo disse sempre acreditar que o Proerd traz importantes políticas públicas de conscientização. “Peço aos pais que peguem esses diplomas e o coloquem em um lugar atento, para que todos os dias os alunos possam ver e lembrar dos ensinamentos feitos pelo Proerd”, disse. “Agradeço aos professores que orientaram, e reforço sempre, digam não as drogas, pois vocês podem ter um grande futuro, mas precisam vencer esse obstáculo”, finalizou.

De acordo com o Major PM Meire, é importante que os pais mantenham os filhos no caminho certo e que os filhos perseverem no caminho do bem. “Sempre vai ter o caminho do certo e o errado, escolham sempre o caminho do bem, saibam dizer não as más influências”, comentou ele antes de pedir uma salva de palmas e prestar continência ao PM Brandão e a PM Ingrid, que foram os responsáveis por ministrar o programa.

A importância da conscientização

De acordo com a gestora de Educação, Magali Souza, é uma alegria participar desse grande evento que tem uma enorme importância para a sociedade. “Agradeço aos professores pelo esforço no dia a dia e aos alunos quero que saibam que vocês são a alma de todo o nosso trabalho, esperamos que tenham uma vida plena e feliz, que consigam dizer não as tentações, assim como o Proerd os ensinou”, comentou. “Esse programa propõe ações, momentos, diálogos, mobilização com o objetivo de combater o uso de drogas. Além disso, essa ação tem efeito multiplicador, tendo em vista que as crianças espalham essa mensagem, por isso a conscientização se espalha”, relatou.

“Esse evento só simboliza o término de um ciclo, que é esse trabalho lindo que a polícia militar vem fazendo. Observo que esse programa é extremamente importante para essa galerinha”, comentou o chefe da Casa Civil, João Paulo Souza. “Não tenho nem palavras, chegar até a formatura deles é um sonho realizado, se eu pude fazer a diferença nem que seja na vida de um deles, eu já me sinto realizada”, disse a PM Ingrid, que ministrou o curso nas Cemebs de Várzea Paulista.