Mostra Itinerante de Curtas chega a Várzea Paulista

Destaques Educação - Destaques Notícias

Em Várzea Paulista as sessões ocorreram nos dias 28 e 29 de novembro; curtas-metragens foram exibidos e debatidos com realizadores

O PIM (Programa Imagens em Movimento) realiza a Mostra Itinerante de Curtas apresenta os resultados da 12ª edição do programa, feita por alunos da rede pública. As sessões ocorrem em quatro estados, de forma gratuita e aberta ao público, entre os dias 16 de novembro e 8 de dezembro. Em Várzea Paulista, os eventos foram realizados nos dias 28 e 29 de novembro. Após a exibição dos curtas-metragens feitos por jovens brasileiros e estudantes de outros países, no Grupo Cine do Shopping Alegria, escolas municipais e estaduais foram os palcos de debates com os jovens realizadores brasileiros.

No município, as sessões foram realizadas no Grupo Cine (Shopping Alegria), na Av. Duque de Caxias, 2225, no Sítio do Moinho. Na segunda-feira (28), houve os debates com os alunos das escolas EE Tiburcio Estevam de Siqueira (Jardim Paraíso), EE Mitiharu Tanaka (Jardim Cruz Alta), EE Monsenhor Hamilton José Bianchi (Jardim Bertioga) e EE Lavignia Ribeiro Aranha. (Jardim Cruz Alta) Na terça-feira (29), foi a vez dos alunos dos Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica) Armando Dias (Jardim Paulista) e João Baptista Nalini (Jardim Buriti) debaterem o programa.

Com patrocínio da Elekeiroz em Camaçari (Bahia) e em Várzea Paulista (SP), o PIM é fruto de uma parceria pioneira na América Latina com uma rede de 16 organizações internacionais, chamada “Cinema, Cem Anos de Juventude”, fundada pelo cineasta e professor francês Alain Bergala, referência mundial no campo da pedagogia do cinema. O objetivo do projeto é trazer para o currículo escolar da rede pública brasileira a experiência crítica e criativa das artes, em oficinas gratuitas, desenvolvidas no horário extracurricular, que se baseiam em metodologias de vanguarda.

O programa é uma iniciativa da ONG Raiar (Rede de Ações e Interações Artísticas), cuja missão é promover a arte e a cultura no âmbito da Educação Pública, com foco em experiências criativas e artísticas vivenciadas por meio da linguagem audiovisual, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras no ambiente escolar.