Descarte irregular tem consequências em Várzea Paulista

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias Segurança Pública - Destaques

Um caminhão foi denunciado pois estava promovendo o descarte irregular, na entrada do Mursa; denúncias podem ser feitas pelo número 153, da Guarda Ambiental

Na última quarta-feira (23), a Unidade Gestora Municipal de Segurança Pública de Várzea Paulista recebeu uma demanda da Unidade Gestora de Obras, que relatava a existência de um caminhão fazendo descarte irregular, na entrada do bairro Sítio do Mursa. Após receber a solicitação, o órgão imediatamente entrou em contato com a Guarda Ambiental, que logo identificou o sujeito e o notificou para retirar o lixo. O indivíduo retirou os resíduos e sua conduta passou a ser observada pela corporação.

A Segurança Pública alerta que, caso o munícipe veja algum descarte irregular, ele deve imediatamente tirar foto do ocorrido e entrar em contato com a Guarda Ambiental, pelos números 0800-770-0811 ou 153. O atendimento é feito todos os dias, 24 horas.

Como deve ser feito o descarte?

Vale lembrar que o Ecoponto de Várzea Paulista recebe pequenas quantidades de materiais de construção, entulho, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e recicláveis em geral. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, e aos sábados, das 7 às 12 horas.

O que pode ser entregue?

Pisos, areia, blocos cerâmicos, blocos de concreto, concreto, reboco, telhas de cerâmica, gesso, vidro, metais, pneus, louças, móveis, madeira, papel, papelão, plásticos, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os televisores e monitores com tubo de imagem só são aceitos inteiros (partes isoladas do aparelho não são recebidas).

É permitido que cada munícipe leve até 1 metro cúbico de entulho por mês. O volume é significativo, pois uma caçamba comum tem espaço para 5 metros cúbicos.

O gesso acartonado (placas) deve ser separado de outras peças ou do material em pó. Não há limites para o recebimento do material.

O que não é permitido?

Pilhas, colas, óleos, tintas, tecidos, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, animais mortos, produtos químicos, materiais orgânicos, materiais contaminados. Para informações de onde esses materiais podem ser entregues o telefone é o da Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente: 4606-8673. As chamadas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Endereço

O Ecoponto fica na Rua Atroaris, 348 – Jardim Continente, junto à Usina de Asfalto da cidade.