Unidade Gestora de Saúde realiza Campanha de Prevenção ao Glaucoma e outras ações para a população, no sábado (26)

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Visando a diagnosticar e prevenir o glaucoma, a Unidade realizará ações oftalmológicas; coleta de PSA e vacinação contra covid-19 também serão aplicadas

A Unidade Gestora Municipal de Saúde realiza, no próximo sábado (26), a Campanha de Prevenção ao Glaucoma, cujo objetivo é diagnosticar e prevenir a doença. Além disso, serão realizadas coletas de PSA (prevenção ao câncer de próstata) e serão aplicadas vacinas contra covid-19 em bebês a partir de 6 meses de idade (nos casos dos bebês de 6 meses a menores de 3 meses de idade, será dada preferência para os que têm comorbidades), demais crianças, adolescentes e adultos (inclusive idosos) — inclusive as doses eventualmente em atraso. As ações serão realizadas no Ambulatório de Especialidades (Avenida Eduardo de Castro, 65 — Centro), das 8 às 15 horas.

O que é o glaucoma ?

Glaucoma é uma doença silenciosa e assintomática, a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Somente o médico oftalmologista é capaz de identificar os primeiros sinais da doença, realizando o melhor tratamento. É necessário realizar a prevenção da doença e o autocuidado.

Na campanha, serão realizados exames de acuidade visual, tonometria e exames do fundo dos olhos. O atendimento será por livre demanda e não serão realizadas consultas para prescrição de óculos.

Coleta de PSA

As coletas serão realizadas das 8 às 11 horas e serão aplicadas em homens de 45 anos ou mais.

Confira os cuidados necessários para efetuar a coleta:

  • Não é necessário jejum;
  • Não ter relações sexuais ou ejaculação nas 48 horas que antecedem a coleta;
  • Não realizar exercícios em bicicleta, andar de motocicleta, ou equitação (andar a cavalo) nas 48 horas antes da coleta.

Vacinação contra covid-19

Para tomar a vacina não será necessário o agendamento. Confira quais grupos poderão tomar as doses:

  • Bebês: de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias). A preferência será para bebês dessa faixa etária com comorbidades (confira a lista aqui);
  • Crianças: 3 anos ou mais — primeira e segunda dose;
  • Acima de 12 anos – primeira e segunda dose, e as doses de reforço, de acordo com a idade e prazos necessários entre as doses.

É necessário apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação. As crianças e adolescentes devem estar acompanhadas pelo pai, mãe ou outro responsável legal. Os adolescentes que estiverem sem esse acompanhante devem levar autorização impressa — termo de assentimento livre e esclarecido — em duas vias assinadas pelo pai, mãe ou outro responsável legal; o termo pode ser acessado, para a impressão, em: https://tinyurl.com/4wutnuhd.