Escola de Várzea Paulista recebe ação em prol da Semana de Mobilização contra o Mosquito Transmissor da Dengue

Destaques Educação - Destaques Notícias Saúde - Destaques

Cemeb Manoel Caetano de Almeida, do Jardim Promeca, sedia palestra educativa, cujo objetivo foi ensinar as crianças de forma lúdica e divertida

A Unidade de Vigilância em Zoonoses da Prefeitura de Várzea Paulista vem promovendo no município a Semana Estadual de Mobilização Social contra o Mosquito Transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya – o Aedes Aegypti. Nesta terça-feira (23), o órgão promoveu uma última palestra educativa no Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Manoel Caetano de Almeida, do Jardim Promeca. A ação foi feita sala por sala — ao todo foram atendidas 400 crianças, de 4 a 11 anos. O objetivo foi ensinar as crianças de forma lúdica e divertida por meio da orientação.

A iniciativa também incluiu a entrega de cartilhas informativas e uma atividade em campo para os alunos, no canteiro da própria escola.

Segundo a médica veterinária da Unidade, Karina da Silva, que deu a palestra, foram utilizados dois vídeos educativos com explicações sobre o mosquito da dengue. “Estamos passando pela Semana de Mobilização contra o Mosquito. Por conta disso, utilizamos a linguagem infantil para estimular de forma bem lúdica as crianças”, comentou. “As ações estão sendo focadas na região da Promeca. Por isso escolhemos esta escola, para que as crianças sejam conscientizadas. Dessa forma, elas serão agentes de fiscalização em suas casas”, relatou. 


A diretora da escola, Magda Navarrete Zinguer de Souza, ocupa a função há oito anos. Segundo a administradora, esse trabalho contra o mosquito é algo já feito na unidades escola, no dia a dia. “Por mais que façamos esse trabalho no nosso dia a dia, quando vem um especialista é diferente, até porque a dengue é um assunto que devemos retomar sempre. Por isso, eu acho importantíssima a conscientização, para que a gente consiga evitar a proliferação, fazendo com que os alunos se tornem agentes mirins e orientem os pais”, disse.