Várzea Paulista recebe oficina “Danças Brasileiras: do passo à criação”

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Oficina ocorre em 6,7 e 8 dezembro, das 18h30 às 21h30, na praça CEU, e tem como objetivo explorar os movimentos e as partituras corporais presentes nas danças tradicionais

Várzea Paulista receberá nos dias 6, 7 e 8 dezembro, das 18h30 às 21h30, na Praça CEU, a oficina “Danças Brasileiras: do passo à criação”, fruto de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura), com a Unidade Gestora Executiva de Cultura da Prefeitura de Várzea Paulista.

A oficina é um diálogo entre as danças tradicionais brasileiras e a dança contemporânea, que tem como objetivo a investigação de movimentos e a criação de partituras corporais por meio do ensino e aprendizado dos princípios técnicos presentes nas danças tradicionais, tais como coco, maracatu rural, cavalo marinho, frevo, jongo e batuque de umbigada.

A Praça CEU está localizada na Avenida Ipiranga, 351 — Jardim do Lar. Vale lembrar que as vagas são limitadas e a matrícula só pode ser feita por pessoas acima de 16 anos. Além disso, a seleção ocorre por ordem de inscrição. Para se inscrever, ligue para o telefone (11) 4595-2649, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, ou clique em https://forms.gle/iNwjUJFthKqTvTXW7.

Conheça quem vai ministrar a oficina

A atriz e dançarina Beatriz Miguez. que também é narradora de histórias e educadora, vai conduzir a atividade. A profissional é formada em artes cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, integrou o núcleo de pesquisa em dança contemporânea brasileira coordenado por Antônio Nóbrega e, em 2011, participou da gravação do longa-metragem “Brincante”, sobre a vida artística de Antônio Nóbrega, com direção de Walter Carvalho. Além disso, ela participou do grupo de estudos sobre o folguedo de cavalo-marinho “Boi da Garoa” e foi intérprete criadora da companhia de dança Caleidos, dirigida por Isabel Marques e Fábio Brazil.