Prefeitura de Várzea Paulista promove campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Ação começa dia 21 de novembro e tem o objetivo de promover a conscientização sobre a erradicação da violência contra as mulheres, com ações por todo o município

A Prefeitura de Várzea Paulista por meio da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social através do departamento de Políticas Públicas para Mulheres participa da campanha anual e internacional promovida pela ONU Mulheres, de “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Em Várzea Paulista, a campanha tem início dia 21 de novembro e tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher, por meio dos 16 dias de ativismo, onde ocorrerão ações nas UBSs, CRAS, CREAS e Centro Comunitário, além de uma palestra, aberta ao público, no dia 26 de novembro, às 8 horas, no Campo da Vila Marajó. Também será feito um Pit Stop na Avenida Bertioga, em frente ao supermercado Boa, onde serão entregues cartilhas informativas.

Segundo a chefe de Políticas Públicas para Mulheres, Patrícia Félix, o movimento é importante para que as mulheres saibam que não estão sozinhas, pois outras mulheres já saíram do ciclo da violência, por isso, elas também podem. “Eu sofri muita violência, por parte do meu ex-marido, coisas horríveis que machucaram meu corpo e minha mente, eu achei que jamais sairia daquela situação, meus filhos choravam e eu não tinha para onde correr. Mas, eu voltei a estudar, voltei a trabalhar, desta forma eu senti como se tivesse saído da jaula que eu vivia”, relatou.

“O estudo, o conhecimento me tirou daquela prisão, foi assim que eu me libertei do relacionamento abusivo que eu vivi, onde eu passei por violência física, psicológica e financeira, por isso as mulheres que estão sofrendo devem se unir, porque desta forma vamos libertar umas as outras. Aqui ninguém solta a mão de ninguém, por isso conto meu relato para que todas saibam que elas também podem sair”, finalizou ela.

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, é uma mobilização mundial que ocorre em vários países, ela é realizada no Brasil desde 2003. As ações começaram quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961, por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.