Procon orienta consumidores sobre a Black Friday

Desenvolvimento Econômico - Destaques Destaques Notícias

É necessário tomar cuidado com fraudes e golpes nesta data comemorativa; saiba como se prevenir

Novembro é conhecido como o mês das promoções do Black Friday (última sexta do mês). Por isso, o Procon de Várzea Paulista traz orientações aos consumidores para o momento de compras nesta data comemorativa, tanto nas lojas físicas e compras online, para que os clientes não sejam enganados com fraudes e golpes.

Calcule seu orçamento

Cuidado ao ser impulsivo na hora da compra, estipule um orçamento e compre somente o que precisa.

Produto com preço maquiado

Monitore os preços antes da data. Na semana da Black Friday algumas empresas aumentam o valor do produto e criam um desconto que, na verdade, não é real. O consumidor acaba por levar um produto acreditando que houve desconto, mas, na realidade, está pagando o valor real.

Verifique-se que a loja aceita trocas

Ao adquirir o produto, leia atentamente as informações nele contidas e verifique nas lojas físicas se elas aceitam trocas, pois as lojas não são obrigadas a efetuar as substituições, caso a loja troque, guarde bem o comprovante de pagamento do produto e Nota Fiscal do mesmo.

Verifique os dados da empresa antes de efetuar a compra online

Antes de adquirir o produto certifique-se que a empresa realmente existe, procure informações sobre a empresa, pesquise o CNPJ da empresa no site da Receita Federal para verificar se a mesma está ativa, pois fraudes em compras online aumentaram, onde os criminosos utilizam empresas falsas para aplicação dos golpes.

Produto com defeito ou não entregue

Caso receba o produto de sua compra online com defeito, avarias ou não seja entregue o produto pedido, você consumidor tem o direito de solicitar troca do produto ou a devolução do valor pago dentro do prazo de 7 dias, conforme estipulado no artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor.

Tire suas dúvidas

Quem quiser mais orientações do Procon de Várzea Paulista sobre a Black Friday pode ligar para o número (11) 4595-0557 ou (11) 94225-3845 (somente WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

O Procon fica no piso térreo do Facilita, na Rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar. O funcionamento é nos mesmos dias e horários.