Várzea Paulista promove ações em homenagem ao Mês da Consciência Negra

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

As atividades ocorrerão de 18 a 20 de novembro com o intuito de promover debates e homenagear a cultura ancestral do povo de origem africana

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Cultura promoverá ações nos dias 18, 19 e 20 de novembro em homenagem a Consciência Negra, o projeto foi aprovado no edital Tradição SP do Programa Juntos Pela Cultura do Governo do Estado. A proposta é que o projeto intitulado “Nossas cores”, possa ser a porta de entrada para o resgate e fortalecimento dos movimentos negros da cidade. As ações, serão voltadas para promover debates e prestar uma homenagem a cultura ancestral do povo de origem africana.
Segundo a gestora executiva de Cultura Renata Câmara, o evento tem como objetivo fomentar e valorizar a cultura do município através das raízes e da ancestralidade. “O espaço para consciência não é somente para as pessoas pretas, mas é um espaço para que pessoas de todas as etnias possam refletir sobre seu papel, aprendendo e mudando a forma de agir, a partir do conhecimento, para que possam se posicionar perante situações de injustiça e transformar suas ações, para que atitudes racistas não sejam reproduzidas”, finalizou
De acordo com o diretor de eventos, Jota Moreira, o evento contara com música, dança e muita tradição. “Nosso objetivo é deixar a arte conduzir as ações, pois desta forma mostramos como a luta pode ser forte, feliz, persistente, resistente, marcante e intensa. Acreditamos que a arte tem esse poder”, comentou.
Confira a programação do mês da Consciência Negra:

• Auditório da praça CEU

18 de novembro

19h – Abertura com a exposição “Religiosidade Negra – Quebrando Preconceitos” – Associação Ilé Asé Egbé Ogun Niré
20h – Apresentação Musical com Hilda Araújo
20h30 – Roda de Conversa com os convidados

• Parque Chico Mendes

19 de novembro

14h – Dança Guerreira com apresentação da CEMEB Edite Schneider, com o professor Juruna Candieiro Capoeira, vice-campeão da Modalidade de Dança dos Jogos Escolares.
15h– Hip Hop com a ONG Sementes Reais

16h30 – Roda de Capoeira e Maculelê com Associação Expressão Capoeira Brasil com o Mestre Bola 7

• Parque Chico Mendes

20 de novembro

14h as 16h – Oficina de Transas com Salão Função Black
14h – Hip-Hop com Associação Sementes Reais
15h30 – Roda de Capoeira com Associação Expressão Brasil Capoeira
16h30 – Samba de Roda com Grupo Panela Preta.