Prefeitura de Várzea Paulista participa da Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito da Dengue

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Ações tem como objetivo orientar à população, intensificar as visitas casa a casa e a eliminação de criadouros, além de atividades educativas

A Prefeitura de Várzea Paulista por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses, promove no município a Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya – o Aedes Aegypti, que ocorrerá de 21 a 26 de novembro. A ação tem como objetivo orientar os munícipes, intensificar as visitas casa a casa, promover a eliminação de criadouros, além dos caminhões cata-treco que passarão no Jardim Promeca, nos dias 24 e 25 de novembro. Também ocorrerão atividades educativas na CEMEB Manoel Caetano de Almeida.

Segundo o coordenador de projetos especiais e atendimento da Vigilância e Zoonoses de Várzea Paulista, André Purgato, o objetivo das atividades da semana é a sensibilização da população quanto a necessidade de eliminação dos possíveis criadouros do Aedes Aegypti. “Com a proximidade do verão, e consequentemente, o aumento das chuvas e da temperatura, a quantidade de mosquitos pode aumentar em nosso município”, comentou. “Este mês, e mais especificamente a semana de 21 a 26 de novembro, são de extrema importância para impedirmos que a presença do vetor aumente drasticamente por conta das condições climáticas favoráveis, e hábitos inadequados de conservação dos imóveis”, finalizou.

A Unidade de Zoonoses analisou a susceptibilidade, as características do território e os casos registrados recentemente e notou a necessidade de intensificar as ações para eliminação de criadouros. Por conta disso, decidiu priorizar as ações no bairro Jardim Promeca, buscando prevenir epidemias de Arboviroses.

Cata-treco no Jardim Promeca

O cata-treco será realizado no Jardim Promeca, nos dias 24 e 25 de novembro e irá passar apenas nos locais em que forem entregues panfletos informativos. Além disso, os materiais para serem coletados devem ser colocados na calçada em frente ao imóvel na noite anterior ao dia da coleta. Vale lembrar, que os sofás deverão ser descartados desmontados (com a madeira separada da espuma) caso contrário, não serão coletados. As espumas, tecidos e cintas de borracha não serão coletadas e devem ser destinadas, pelo munícipe, à coleta de lixo doméstico. Dúvidas podem ser esclarecidas no telefone: 4595-8776.

Materiais que serão recolhidos

• Pneus;
  • Latas;
  • Potes, frascos e tambores;
  • Móveis velhos (desmontados);
  • Eletrodomésticos e eletroeletrônicos (Geladeiras / micro-ondas / televisores / Impressoras / etc.);
  • Plásticos em geral;
  • Recicláveis;